Seja bem-vindo
São Paulo, 30/04/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Os preços dos azeites estão acima do normal

    O consumo de azeite vem crescendo em todo o mundo

    Fonte: Exame/CNN/Uol
    Os preços dos azeites estão acima do normal Freepik

    O preço do azeite está alto por diversos motivos, que se combinam para criar um cenário desafiador para os consumidores.


    Os fatores climáticos


    Seca e calor extremo: a Europa, responsável por 75% da produção mundial de azeite, enfrentou períodos severos de seca e calor extremo em 2022, impactando negativamente o desenvolvimento das oliveiras e a produção de azeitonas.

    Piora da safra: a safra de 2022 foi a pior da história, com queda de 26% na produção global em comparação com a média anual. As expectativas para 2023 não são animadoras, com a produção ainda abaixo dos níveis históricos.


    Doenças e pragas


    Bactéria Xylella: essa bactéria ataca as oliveiras, levando-as a secar. A Xylella está presente em várias regiões produtoras da Europa, causando perdas significativas na produção.


    Fatores econômicos


    Azeite e azeitonas orgânicas de close-up

    Foto:

    Guerra na Ucrânia: a guerra impactou o mercado global de commodities, incluindo o azeite. O aumento dos custos de produção e logística, além da instabilidade no mercado internacional, contribuiu para a alta dos preços.

    Aumento da demanda: o consumo de azeite vem crescendo em todo o mundo, impulsionado pela busca por alimentos saudáveis e pela popularização da culinária mediterrânea. Essa demanda crescente, somada à queda na produção, pressiona os preços para cima.


    Fatores específicos do Brasil


    Importação: o Brasil importa cerca de 85% do azeite que consome. As oscilações no mercado internacional, como a alta dos preços no mercado europeu, impactam diretamente os preços no país.

    Câmbio: a desvalorização do real frente ao dólar e ao euro encarece os produtos importados, como o azeite.


    A previsão é que os preços do azeite continuem altos nos próximos meses, pois os fatores que contribuem para a alta ainda estão presentes. A recuperação da produção global pode levar alguns anos, e a demanda por azeite tende a continuar crescendo.


    Dicas para economizar


    Compare preços em diferentes lojas e marcas antes de comprar.

    Marcas menos famosas podem oferecer azeites de boa qualidade a preços mais acessíveis.

    Utilize pequenas quantidades de azeite para temperar saladas e finalizar pratos.

    Óleos como o de canola, girassol e milho podem ser utilizados em algumas receitas como substitutos do azeite, a um custo menor.




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login