Seja bem-vindo
São Paulo, 19/05/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Acelga é uma verdura muito apreciada ao redor do mundo

    Na Turquia, a acelga é uma das plantas mais populares entre os diabéticos devido à sua capacidade de diminuir os níveis de glicose no sangue

    Fonte: Infoescola
    Acelga é uma verdura muito apreciada ao redor do mundo Freepik

    Ela tem origem do Mediterrâneo e da costa atlântica, a acelga é uma verdura conhecida por seu sabor amargo e apreciada em diversas culinárias ao redor do mundo. Comumente consumidas cruas em saladas ou preparadas refogadas ou cozidas, as folhas de acelga perdem o amargor ao serem cozidas, revelando um sabor mais suave. Além disso, é um alimento altamente nutritivo e de baixas calorias, rico em vitamina K - essencial para a coagulação sanguínea - além de conter vitaminas A e C, minerais como sódio, magnésio, potássio e ferro, fibras alimentares e proteínas. Contudo, todas as partes da acelga possuem ácido oxálico que, se consumido em excesso, pode prejudicar a absorção de cálcio pelos ossos.


    Na Turquia, a acelga é uma das plantas mais populares entre os diabéticos devido à sua capacidade de diminuir os níveis de glicose no sangue. Além disso, a acelga é reconhecida por fortalecer o sistema digestivo, por seu efeito anti-inflamatório nos nervos (neurite), suas propriedades antioxidantes, combate aos cálculos biliares, benefícios em doenças circulatórias e sua eficácia como cicatrizante. Devido ao seu teor de fibras alimentares, a acelga também pode ser incluída na alimentação de indivíduos com problemas intestinais, além de possuir um suave efeito laxativo.



    Benefícios que á Acelga traz para a saúde:


    - É uma excelente fonte de vitaminas e minerais essenciais, incluindo vitamina K, vitamina A, vitamina C, magnésio, potássio e cálcio.

    - O alto teor de cálcio e vitamina K na acelga pode ajudar a promover a saúde dos ossos e prevenir doenças como a osteoporose.

    - É rica em potássio, que pode ajudar a regular a pressão arterial e reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

    - Contém antioxidantes, como flavonóides e carotenóides, que ajudam a combater os danos dos radicais livres no corpo e podem reduzir o risco de doenças crônicas.

    - É uma boa fonte de fibra dietética, que ajuda a melhorar a  saúde digestiva, prevenir a constipação e manter um trato digestivo saudável.

    - A fibra e outros nutrientes na acelga podem ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue, o que é benéfico para pessoas com diabetes ou em risco de desenvolver a doença.

    - O alto teor de vitamina C na acelga pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico, protegendo o corpo contra infecções e doenças.

    - A acelga é relativamente baixa em calorias, o que a torna uma excelente opção para quem está tentando controlar o peso ou manter uma dieta saudável.


    Adicionar acelga à sua dieta regularmente pode fornecer uma variedade de benefícios para a saúde, ajudando a promover o bem-estar geral e reduzindo o risco de várias doenças.




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login