Seja bem-vindo
São Paulo, 19/05/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Mais da metade da população brasileira tem problemas de visão, indica estudo

    Retinopatia diabética, catarata, glaucoma e degeneração macular estão entre os principais causadores da cegueira. Saiba mais


    Mais da metade da população brasileira tem problemas de visão, indica estudo Freepik

    Um recente estudo, realizado pelo Instituto Datafolha, indica que 58% dos brasileiros possuem algum problema de visão. O índice pode ser explicado devido à baixa procura da população por um médico especializado.


    De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 8 em cada 10 casos de cegueira no mundo poderiam ter sido evitados se diagnosticados precocemente.


    Frente a essa realidade, desde 2016, a campanha Abril Marrom, idealizada pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, leva a população à consciência a respeito da prevenção, do combate e da reabilitação de diversas doenças oculares que podem interferir na saúde dos olhos e causar a perda irreversível da visão.

    Conheça as principais doenças que podem levar à cegueira:

    Retinopatia diabética

    Doença originada pelo descontrole da glicemia. A enfermidade é resultado de lesões nos pequenos vasos presentes na retina, região ocular responsável pela captação de imagens interpretadas pelo cérebro.

    A retinopatia diabética pode provocar a perda da nitidez da visão ou até mesmo progredir à cegueira.

    Catarata

    Normalmente, ocorre em decorrência do envelhecimento, mas existem casos de catarata congênita (nascença) ou provocados pela exposição demasiada ao sol sem proteção.

    A catarata causa a lesão ocular que torna a visão opaca.

    Glaucoma

    É causada pela dificuldade de drenagem do humor aquoso, líquido responsável por nutrir as estruturas oculares e intraoculares. Tal processo inadequado resulta na pressão intraocular e lesões no nervo óptico, comprometendo a visão.

    Degeneração macular relacionada à idade (DMRI)

    É a degeneração progressiva da mácula, área central e vital da retina, resultando na perda gradual da visão.

    Cegueira infantil

    A cegueira infantil pode ser motivada por erros de refração, a retinopatia da prematuridade, catarata ou glaucoma congênito. Além disso, cicatrizes retinianas e corneanas, retinoblastoma, malformações oculares e doenças infecciosas podem favorecer a deficiência visual.


    Previna-se:

    A maioria das doenças oculares são silenciosas e não apresentam sintomas severos em seu estado inicial. Por isso, a melhor forma de prevenção é a procura ativa por um oftalmologista.


    Realize, anualmente, exames de rotina e siga à risca as orientações médicas indicadas. Cuide da sua saúde ocular.




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login