Seja bem-vindo
São Paulo, 19/05/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    A Pedra sobre o passado

    Passado serve de referência, aprendizado.

    A Pedra sobre o passado

    Colocar uma pedra no passado significa que você enterrou aquilo e não vai mais reviver aquele sentimento. Se você precisa disso, então faça urgentemente. "Nunca digas: por que foram os dias passados melhores do que estes? Porque não provém da sabedoria esta pergunta." Eclesiastes 7:10

     Se você não colocar uma pedra sobre o seu passado, automaticamente, você a colocará sobre o seu presente e o seu futuro. Esta expressão “coloque uma pedra no seu passado”, naturalmente, vem da prática de colocar uma pedra sobre o túmulo de uma pessoa que foi sepultada. Quando sepultamos alguém, esta pessoa é colocada em um caixão, que é descido à cova, coberto de terra, e, por último, é colocada uma pedra sobre a sepultura, representando “aqui, jaz o fulano”. Então, esta pedra marca o fim daquela vida.


    A expressão “põe uma pedra sobre isso” significa “deixe isso morrer”. Enquanto as pessoas não permitem que o passado morra, mas ficam se lamentando, revisitando, alimentando mágoas sobre pessoas que a machucaram no passado, ela está colocando uma pedra sobre o seu presente e também sobre o seu futuro.

    “Nunca digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Porque não provém da sabedoria esta pergunta” (Eclesiastes 7:10).

    Mesmo os dias passados que foram bons, nós não devemos ficar com aquela nostalgia de “como foi bom” ou “velhos bons tempos”. Isto não provém de sabedoria, porque você não vai voltar, aqueles tempos já foram. Passado serve de referência, aprendizado. Não devemos olhar para ele, parados no tempo por causa do que nos aconteceu.

    Eu tenho até mesmo ouvido muita gente que diz que perdoou e, na verdade, não perdoou. A pessoa não perdoou porque ainda fala com sentimentos ruins, tentando diminuir a imagem de quem lhe fez mal, fala com ar de injustiça. Você vai ficar falando sobre um morto?

    Muitas pessoas não conseguem superar o passado e as suas vidas nunca avançam, porque a pedra não está sobre o passado, está sobre o presente. Você não vai conseguir passar, porque a pedra está sobre o seu caminho. Você tem que colocar essa pedra para trás de si. É uma decisão que você toma. Entregue mesmo. “Deus, eu entrego o que fulano fez para Ti”. Ele nos ensina a orar pelos que nos perseguem, nos odeiam.

    A pedra está no seu caminho. E você fica alisando essa pedra. E falando para todo mundo: “olhe a pedra”. Não vale a pena pegar essa pedra. Coloque-a sobre o passado, entregue-a para Deus e olhe para frente.

    Você tem um futuro que ainda não foi escrito e você pode fazer dele o que você quiser. Você pode fazer dele uma continuação do seu passado ou você pode fazê-lo diferente. Está na sua mão.



    imagem do author     Colaborador Bispo Renato Cardoso

                                                                            





    COMENTÁRIOS

    LEIA TAMBÉM

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login