Seja bem-vindo
São Paulo, 29/04/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Como o excesso de remédios fazem mal para a saúde?

    É possível que certos remédios criem hábito quando consumidos de forma abusiva

    Fonte: Nutricionista Samara/Wikipédia
    Como o excesso de remédios fazem mal para a saúde? Freepik

    O abuso de remédios pode trazer prejuízos à saúde em diversos aspectos. Mesmo com a finalidade de combater doenças, o consumo exagerado dessas substâncias pode desencadear reações adversas e lesões ao organismo.


    Antes de tudo, é importante ressaltar que a utilização desmedida de remédios pode sobrecarregar os órgãos responsáveis por metabolizar e expelir tais substâncias do corpo, como o fígado e os rins. Isso potencialmente ocasiona danos ao funcionamento destes órgãos, em especial se o paciente estiver fazendo uso de várias medicações simultaneamente.


    Adicionalmente, é possível que certos remédios criem hábito quando consumidos de forma abusiva, resultando em complicações para a saúde tanto mental quanto física. Como ilustração, os remédios opiáceos utilizados no tratamento da dor podem acarretar dependência e ampliar o risco de overdose se forem ingeridos em quantidades superiores às recomendadas.


    O exagero de antibióticos é uma questão preocupante, já que pode resultar no surgimento de resistência bacteriana. Quando as bactérias se tornam resistentes aos antibióticos, o tratamento das infecções se torna mais complicado e a possibilidade de disseminação aumenta.


    Ademais, o uso contínuo e abusivo de determinados medicamentos, como os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), pode aumentar a probabilidade de desenvolvimento de úlceras gástricas, sangramentos no trato gastrointestinal e outros transtornos digestivos.


    É fundamental destacar que é imprescindível utilizar medicamentos somente com a orientação de um profissional da saúde capacitado. Cumprir rigorosamente as orientações de dosagem e evitar ultrapassar a quantidade prescrita pode auxiliar na prevenção de possíveis efeitos negativos decorrentes do uso excessivo de medicamentos, assegurando a eficácia e segurança do tratamento. Ademais, é primordial comunicar ao médico quaisquer preocupações ou reações adversas que possam surgir durante o uso dos medicamentos.




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login