Seja bem-vindo
São Paulo, 17/07/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Fonte de nutrientes: O inhame é um alimento rico em fibras, vitaminas e minerais

    Fonte: R7 / tua saúde
    Fonte de nutrientes: O inhame é um alimento rico em fibras, vitaminas e minerais

    O inhame, um tubérculo delicioso e nutritivo, tem uma história rica e uma origem intrigante que se entrelaça com diferentes continentes e culturas. Acredita-se que suas raízes estejam na África, onde era cultivado há milhares de anos, servindo como base alimentar para diversas civilizações. 

    Evidências sugerem que o inhame era presença marcante na África Ocidental, com registros de seu consumo e cultivo datando de 5.000 a.C. Na região, o tubérculo era tão importante que até mesmo recebeu a palavra "nyam" em wolof, língua falada no Senegal, que significa "comer". Essa conexão com a alimentação reforça o papel fundamental que o inhame desempenhava na vida das pessoas. 

    Benefícios do Inhame 

    - Combate a prisão de ventre 

    O inhame possui boas quantidades de fibra solúvel, um tipo de fibra que absorve a água para o intestino, hidratando as fezes, facilitando a evacuação e combatendo, assim, a prisão de ventre. 

    - Aumenta a energia e disposição 

     Tem médio índice glicêmico, que aumenta a glicemia do sangue lentamente, aumentando a energia e a disposição durante os treinos, e a concentração durante uma prova ou teste, por exemplo. 

    - Favorece o emagrecimento 

    Por ter boas quantidades de fibras, o inhame ajuda a prolongar a saciedade, diminuindo a vontade de comer ao longo do dia e favorecendo o emagrecimento 

    No entanto, para emagrecer, é importante também manter uma dieta balanceada e praticar exercícios físicos com regularidade. 

    - Ajuda a controlar a glicose 

    Por conter fibras, o inhame diminui a velocidade de absorção do açúcar dos alimentos, ajudando a controlar os níveis de glicose no sangue, prevenindo a resistência à insulina e a diabetes. 

    - Mantém a saúde da pele 

    O inhame contém betacaroteno, um potente antioxidante que protege as células da pele contra os danos causados pelos raios ultravioleta do sol, além de evitar a perda de colágeno, mantendo a saúde da pele e evitando, assim, o surgimento de rugas e a flacidez. 

    - Diminui o colesterol e triglicerídeos 

    Por conter fibras, o inhame diminui a absorção de gorduras no intestino, ajudando a diminuir os níveis de colesterol “ruim”, o LDL, e triglicerídeos no sangue, prevenindo doenças, como aterosclerose, infarto e derrame.                        

    - Aumenta a massa muscular 

    Por ser rico em potássio, um mineral necessário para o bom funcionamento do músculo e para a contração muscular, o inhame melhora o rendimento e a recuperação do músculo logo após o exercício físico, evitando cãibras e ajudando a aumentar a massa muscular.    

    - Mantém a saúde dos olhos 

    O inhame ajuda a manter a saúde dos olhos por conter betacaroteno, que é um precursor da vitamina A, atuando na produção de diversos pigmentos na retina que ajudam na visão noturna e na captação da luz pelos olhos. 

      - Evita a pressão alta 

    É rico em potássio, um mineral que ajuda a eliminar o excesso de sódio do organismo pela urina, além de promover o relaxamento das artérias, facilitando a circulação do sangue e evitando a pressão alta. 

      - Fortalece o sistema imunológico 

    Por conter vitamina C e betacaroteno, o consumo do inhame tem ação antioxidante e anti-inflamatória, melhora as funções das células de defesa do organismo e fortalecendo o sistema imunológico. 

       - Previne o envelhecimento precoce 

    O inhame ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, porque contém boas quantidades de vitamina C e betacaroteno, nutrientes e compostos bioativos com ação antioxidante que combatem os radicais livres, evitando o surgimento de rugas e flacidez.

    -Evita a osteoporose 

    Com boas quantidades de potássio, o inhame ajuda a neutralizar o excesso de ácido no organismo, aumentando o pH do organismo, diminuindo a eliminação de cálcio pela urina e ajudando, assim, a evitar a osteoporose.




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login