Conheça os 7 Benefícios que o Alho Traz para a saúde

O alho (Allium sativum) é conhecido por suas propriedades aromáticas e medicinais há milênios. Originário da Ásia Central, o alho é cultivado e consumido em todo o mundo.
O alho tem uma longa história de uso na medicina tradicional e na culinária de várias culturas antigas, incluindo as civilizações egípcia, grega, romana e chinesa. Foi valorizado não apenas por seu sabor distinto e aroma pungente, mas também por suas propriedades medicinais, como acreditava-se que o alho possuía poderes curativos e protetores contra várias doenças.
Ao longo dos séculos, o alho se espalhou pelo Mediterrâneo e eventualmente para outras partes da Europa, África, Ásia e finalmente para as Américas com a colonização europeia. Hoje, é um dos ingredientes fundamentais em muitas cozinhas ao redor do mundo, sendo utilizado em uma variedade impressionante de pratos, desde sopas e molhos até pratos principais e marinadas.
Além de seu uso culinário, o alho também continua sendo estudado por seus potenciais benefícios à saúde, incluindo propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antibacterianas. Em resumo, a introdução do alho na culinária e na medicina reflete não apenas seu sabor e aroma distintos, mas também seu papel duradouro na cultura global ao longo dos séculos.
Conheça os 7 Benefícios que o Alho Traz para a saúde
1- Combate vírus, fungos e bactérias
O alho possui um composto sulfurado, conhecido como alicina, que confere lhe ação antimicrobiana, inibindo o crescimento e proliferação de bactérias, vírus e fungos. Aliás, ajuda até a eliminar as toxinas e bactérias patológicas que afetam a flora intestinal, sendo muito útil para completar o tratamento de infecções por vermes.
2-Preveni o câncer de cólon
Graças à ação da alicina, da aliina e do alhoeno, que são compostos sulfurados, o alho também tem potente ação antioxidantes que previne a formação de radicais livres e protegem as células do organismo. Além disso, estes compostos também ajudam a estimular algumas enzimas que desintoxicam o organismo de agentes que causam o câncer de cólon.
3-Protege a saúde do coração
Ajuda a reduzir os níveis de colesterol "ruim" LDL, e de triglicerídeos no sangue, pois inibe a sua oxidação, reduzindo assim o risco de aterosclerose que pode levar ao surgimento de várias doenças cardiovasculares.
Além disso, o alho ajuda a regular a pressão arterial por possuir um ligeiro efeito anti-hipertensor, assim como a capacidade para melhorar a circulação do sangue, diminuindo a pressão sobre os vasos. Também evita a formação de coágulos por inibir a agregação plaquetária excessiva.
4-Melhora doenças inflamatórias
Os compostos sulfúricos do alho também têm ação anti-inflamatória, diminuindo a resposta do organismo a algumas doenças que causam inflamação crônica. Assim, o alho pode ser usado em algumas doenças inflamatórias, para diminuir a dor e regular a resposta do sistema imune.
5- Evita doenças respiratórias
O alho ajuda a estimular as funções respiratórias graças às suas propriedades expectorantes e antissépticas que facilitam a respiração. Por isso, o alho pode ser usado para tratar gripes, tosse, resfriados, ronco, asma, bronquite e outros problemas pulmonares.
6- Mantem o cérebro saudável
Devido à ação antioxidante e anti-inflamatória proporcionada pela alicina e pelo enxofre, e devido ao seu teor em selênio e colina, o consumo frequente de alho ajuda a proteger as células do cérebro e a diminuir os danos causados pelos radicais livres, que estão envolvidos no surgimento de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e demência.
Por isso, o alho é um alimento com um grande potencial para melhorar a memória e promover o aprendizado, melhorando a saúde do cérebro.
7- Ajuda a controlar a diabetes
De acordo com alguns estudos, o alho tem propriedades antidiabéticas que estão relacionadas com a capacidade de aumentar a secreção de insulina pelas células beta do pâncreas, melhorando o funcionamento e ajudando a prevenir e controlar a diabetes.
O alho é muito mais do que um simples tempero; é um ingrediente valioso tanto para a culinária quanto para a saúde, adicionando não apenas sabor, mas também uma possível série de benefícios para aqueles que o consomem regularmente.
COMENTÁRIOS