Europa aumenta número de brasileiros com cidadania
A Europa nunca concedeu tantas cidadanias para nascidos no Brasil quanto agora, e o número vem crescendo ano a ano
A Europa nunca concedeu tantas cidadanias para nascidos no Brasil quanto agora, e o número vem crescendo ano a ano.
Em 2022, quase 26 mil brasileiros viraram cidadãos europeus — um aumento de 26% na comparação ano a ano. Entre todos os países, o Brasil ficou em 7º no ranking com mais cidadanias.
De braços abertos: A Europa bateu recorde no número de identidades concedidas a estrangeiros. Foram quase 1 milhão de cidadanias entre os 27 países da UE.
A Itália puxou a fila, com mais de 210 mil documentos autorizados. Na sequência aparecem Espanha, Alemanha e França.
O caso brasileiro
Diferente de outras nacionalidades que buscam asilo e refúgio depois de guerras e crises humanitárias, os brasileiros vão atrás da dupla cidadania por questões familiares.
Justamente por causa da quantidade de descendentes de italianos e portugueses — cerca de 40 milhões —, os dois países foram os que mais receberam pedidos vindos do Brasil.
Em Portugal, os brasileiros lideraram a lista com mais de 6 mil concessões. Já na Itália, o governo concedeu 11 mil cidadanias a brasileiros — mais do que o dobro do ano anterior.
A onda de pedidos de cidadania tem irritado algumas cidades italianas, e o Parlamento do país está analisando um projeto de lei para limitar a cidadania só para quem fala italiano fluente.
COMENTÁRIOS