Seja bem-vindo
São Paulo, 21/04/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    EMOÇÕES BEM NUTRIDAS

    A Bíblia diz que o coração do homem é enganoso e o que você sente pode ser passageiro. (Jeremias 17.9)

    EMOÇÕES BEM NUTRIDAS

    Atualmente, pessoas estão cada vez mais conscientes de queprecisam cuidar da sua saúde física. Elas escolhem o que comer e observam aorigem dos alimentos, preferindo os orgânicos e naturais. A importância doexercício físico também tem ficado mais clara. Este movimento é muito bom,contudo, da mesma forma como cuidamos do corpo, precisamos cuidar das nossasemoções. Os brasileiros são conhecidos no mundo por sua afetividade, mas tambémpor seu temperamento passional. Essa forma de ver a vida pode trabalhar muitocontra nós em nossos relacionamentos e na forma como lidamos com situaçõesdifíceis. A paz de espírito é a principal base para que o homem seja feliz. Eessa é uma qualidade que não é opcional, mas que é cada vez mais necessáriapara lidar num mundo cheio de estímulos estressantes diários.

     

    Suas reações de ira, estresse e ansiedade não vão melhorarsomente quando as condições à sua volta forem perfeitas. Até porque, elas nuncaserão. Cuidar bem de suas emoções, reações e pensamentos é uma escolha pessoal.Quanto mais rápido você fizer isso, melhor, porque desde muito cedo na vidatemos que lidar com as pressões da vida. Assim como o seu corpo pode sofrerlesões por tentar levantar pesos maiores do que está preparado para suportar,suas emoções podem não ter condições de lidar com as pressões. No entanto, vocênão precisa viver dessa forma.

     

    O que fazer para melhorar nossa qualidade de vida, segundo aorientação bíblica? Alimente a sua mente e coração com o que pode realmente ajudarvocê. Há pessoas que são muito criteriosas quanto ao que vai à mesa, masextremamente negligentes quanto aos pensamentos que permite que se alojem emsua mente. Quando vier à sua mente uma “voz” dizendo a você que você é incapaz,rebata este sentimento de baixa auto-estima com outro. Não é seu sentimento quedeve controlá-lo, você é quem controla seu sentimento. A Bíblia diz que ocoração do homem é enganoso e o que você sente pode ser passageiro, volúvel eirreal. Você pode também rebater pensamentos negativos com conselhos bíblicosmotivadores, como: “Tudo que for verdadeiro, tudo que for nobre, tudo o que forcorreto, tudo o que for puro, tudo que for amável, tudo que for de boa fama, sehouver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. Ponham emprática tudo que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim. E o Deusda paz estará com vocês”(Filipense,9).

     

    Cuidado com a precipitação. Muitas vezes, perdemos energianos preocupando à toa e, geralmente, isso em nada ajuda a resolvermos oproblema. Temos que pensar nas soluções para nossos problemas, mas alimentar-sede alimentos pessimistas apenas aumenta a ansiedade e obscurece nossoentendimento. Talvez, a solução mais adequada é óbvia, mas não conseguimosenxerga-la, como se a ansiedade fosse um nevoeiro que atrapalha a sua visão.Aprenda a mudar o foco de seu pensamento. Diga a você mesmo: “não vou sofrerpor antecipação, não há nada que eu possa fazer agora”. Entenda que aquilo quevocê permite “nutrir” seus pensamentos impactará diretamente a qualidade dassuas emoções. Encontre o caminho da espiritualidade saudável por meio de umrelacionamento pessoal com Deus: “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas emtudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos aDeus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seuscorações e as suas mentes em Cristo Jesus” (Filipenses 4:6,7).

     

    Carlito Paes.

     





    COMENTÁRIOS

    LEIA TAMBÉM

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login