São Paulo, 27/07/2024

A importância de caminhar diariamente para a saúde

Fonte: Capitalist
    A importância de caminhar diariamente para a saúde Nensuria/Freepik

Caminhar é uma das atividades físicas mais simples e benéficas que existem, recomendada para todas as idades por ser fácil de praticar e trazer vantagens tanto para o corpo quanto para a mente. Mas você já parou para pensar se existe um número ideal de passos que devemos dar todos os dias para nos manter saudáveis?

Quantos passos devemos dar?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) sugere que devemos andar pelo menos 30 minutos por dia ou acumular entre 150 a 210 minutos de caminhada por semana. Tania Szejnfeld Mann, uma ortopedista com especialização em tornozelo, pé e doenças ósseas, menciona que há um consenso sobre o número mínimo de passos diários necessários para manter uma boa saúde.

Existem diversos trabalhos médicos que recomendam que uma pessoa deve fazer, pelo menos, 4 mil passos por dia, sendo indicado que chegue a 7 mil passos diários, se possível, destaca Dra. Tania.

Classificação da atividade diária

Dra. Tania, que também lidera o Grupo de Medicina e Cirurgia do Pé e Tornozelo da Escola Paulista de Medicina-UNIFESP e é membro do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, também fala sobre como os passos diários podem indicar se alguém é considerado sedentário ou ativo. Ela explica:

- Menos de 5 mil passos por dia é sedentário;

- De 5 mil a 7.499 passos: pouco ativo;

- De 7.500 a 9.999 passos: moderadamente ativo;

- Mais de 10 mil até 12.499 passos: ativo;

- Mais de 12.500 passos: extremamente ativo.

“Essa classificação é muito importante”, afirma Dra. Tania, mencionando que recentemente foram adicionadas mais duas categorias para refletir atividades ainda menores: menos de 2.500 passos por dia como atividade basal e entre 2.500 a 4.999 passos como atividade limitada.

Os benefícios além do físico

A caminhada não beneficia apenas o físico. Dra. Tania destaca que andar aumenta a frequência cardíaca, respiratória e melhora o fluxo sanguíneo para todo o corpo, incluindo o cérebro.

“Caminhar é bom porque aumenta as frequências cardíaca, respiratória e também o fluxo de sangue para todos os tecidos – inclusive para os tecidos periféricos, como músculos e articulações, além de irrigar o tecido cerebral”, diz ela.

Além disso, manter uma rotina de caminhada está associada à redução no risco de demência, mostrando que essa atividade simples é uma maneira eficaz de cuidar não só da saúde física, mas também mental. “Sem dúvida, é uma ótima forma de começar a se movimentar”, completa Dra. Tania.

Portanto, além de ser uma atividade acessível, caminhar regularmente pode ser o segredo para uma vida mais saudável e ativa, independentemente da idade.