Problema de estômago? Veja alimentos que podem fazer mal
Determinados ingredientes podem irritar a superfície do estômago, causando ou piorando problemas já existentes

Você sabia que o problema no seu estômago pode piorar se você não se cuidar diariamente?
Gastrite, refluxo ou até úlcera?
Não são poucos os problemas, dores e incômodos que podem afetar o estômago. Para aliviar os sintomas, os médicos receitam que alguns alimentos sejam evitados para não provocarem um órgão já irritado. A lista inclui até alimentos saudáveis, mas, diante das circunstâncias, pode ser melhor que eles fiquem longe do prato. Veja a seguir quais ingredientes não são recomendados para quem tem problemas estomacais:
Produtos lácteos integrais: segundo a nutricionista Natalia Barros, da NB Clinic, produtos lácteos integrais, com maior teor de gordura, como alguns queijos, podem ser difíceis de digerir, causando desconforto estomacal e irritação no revestimento do órgão.
Foto: Reprodução/BenveNutri
Chocolates: o chocolate contém cafeína, o que pode relaxar a válvula que impede o refluxo ácido, e é desaconselhado para quem tem refluxo gastroesofágico. "Chocolate com 80% de cacau pode ser uma opção mais tolerável para algumas pessoas, por ter menos açúcar e gordura do que chocolates ao leite. Mas ainda possui cafeína e teobromina, que contribuem para o refluxo em algumas pessoas. Se você tem problemas estomacais, é aconselhável consumir com moderação e observar como seu corpo reage", aconselha a nutricionista.
Foto: Reprodução/Saúde Notredame
Bebidas alcoólicas: a FBG (Federação Brasileira de Gastroenterologia) afirma que o consumo excessivo de álcool é um dos principais causadores da gastrite. Tais bebidas danificam a mucosa gástrica, agravando problemas estomacais, como a úlcera.
Foto: Divulgação/Betalabs
Frituras, processados e alimentos gordurosos: aquela batata frita ou o presunto do café da manhã podem dificultar a digestão, contribuindo para a irritação do estômago e agravando problemas gastrointestinais.
Foto: Reprodução/Tudo Gostoso
COMENTÁRIOS