Seja bem-vindo
São Paulo, 18/07/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Novembro Azul: a saúde masculina também merece atenção

    Conheça a campanha contra o câncer de próstata


    Novembro Azul: a saúde masculina também merece atenção Freepik

    A campanha mundialmente conhecida como “Novembro Azul” é uma iniciativa em prol do diagnóstico precoce contra o câncer de próstata.


    Mais sobre a campanha:

    Com origem na Austrália, em 2003, o movimento que visa a conscientização a respeito do cuidado com a saúde masculina ganhou rapidamente apoiadores em diferentes países e, entre eles, o Brasil também se vestiu da causa.


    O Novembro Azul foi trazido aos brasileiros em 2008 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, em conjunto com a Sociedade Brasileira de Urologia. Órgãos da área da saúde, como o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (INCA), compõem hoje a linha de frente do movimento, por meio de ações e divulgação do tema.


    Leia também: Novembro Azul: conscientize-se


    Quadro geral:

    Segundo o INCA, o câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, atrás apenas do câncer de pele. No Brasil, estima-se que 68.220 novos casos surgiram somente em 2018.


    Além disto, o Instituto Oncoguia indica que 1 a cada 36 homens morrem em decorrência da doença, no entanto, o tratamento seguro é possível com um diagnóstico precoce.


    O que você precisa saber:

    Conscientização sobre o assunto sempre será a melhor forma de prevenção. Por isso, veja alguns tópicos que podem lhe fazer conhecer mais sobre o que é a doença:


    O que é a próstata?

    É uma glândula presente nos sistema reprodutor masculino. Ela fica localizada abaixo da bexiga, frente ao reto, na parte superior da uretra.


    O que é o câncer de próstata?

    Nos mais jovens, a próstata possui o tamanho de uma ameixa, no entanto, o seu tamanho pode aumentar com o passar dos anos. Assim, o desequilíbrio de seu crescimento pode formar tumores benignos ou câncer.


    Quais são os fatores de risco?

    O câncer de próstata é mais comum em homens acima dos 45 anos, por isso, a idade é tida como um fator de risco. Além disto, histórico familiar, sobrepeso e obesidade também estão relacionados à doença.


    Sintomas

    Dificuldade em urinar, sangue na urina, diminuição do jato de urina, demora em começar e terminar de urinar, ou a necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite são os sintomas mais comuns.


    Atenção: nem todos os casos apresentam sintomas iniciais, daí a importância de realizar exames preventivos.


    Previna-se:

    Os exames preventivos são oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e são indicados a homens a partir dos 50 anos de idade, mas em alguns casos podem ocorrer mais cedo, sendo eles:


    Exame de toque retal: permite que o médico apalpe as partes posteriores e laterais da próstata.

    Exame de PSA (Antígeno Prostático Específico): exame de sangue com o objetivo de medir a quantidade de uma proteína produzida pela próstata.

    Previna-se e combata o câncer de próstata, compartilhando o seu conhecimento com outros homens. Una-se ao Novembro Azul!




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login