OMS irá listar adoçante da Coca Zero como poder cancerígeno
A substância também é usada em gomas de mascar e em outros refrigerantes

Um dos adoçantes mais usados no mundo, o aspartame será declarado como possível cancerígeno no próximo mês pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
A substância é usada pela empresa Coca-Cola, em seus refrigerantes Coca Zero e Coca-Cola Diet, mas não é apenas esta marca que usa, o adoçante também é usado em gomas de mascar e em outros refrigerantes.
Esta classificação foi realizada pela Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer, braço direito da OMS e em breve deve ser divulgada após uma revisão dos órgãos sobre o adoçante.
A Coca-Cola e outras empresas que usam o aspartame se pronunciaram sobre o assunto e segundo eles, esta classificação é enganosa e afirmam que pode influenciar os consumidores a mudarem seus hábitos.
No dia 27 de março, Nozomi Tomita, autoridade do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-estar do Japão, escreveu uma carta à vice-diretora da OMS Zsuzsanna Jakab em que dizia “Pedimos gentilmente a ambos os órgãos que coordenem seus esforços na revisão do aspartame para evitar qualquer confusão ou preocupação entre o público.”
Analistas acreditam que a transição para um adoçante natural não deva impactar tanto as empresas, especialmente no caso da Coca-Cola.
COMENTÁRIOS