Seja bem-vindo
São Paulo, 23/04/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Arqueólogos acharam Templo onde a Arca da Aliança teria sido guardada

    Eles escavaram um templo de mais de 3,1 mil anos na região de Bet Shemesh

    Fonte: Reprodução Dr. Zvi Lederman
    Arqueólogos acharam Templo onde a Arca da Aliança teria sido guardada

    Arqueólogos da Universidade de Tel Aviv escavaram um templo de mais de 3,1 mil anos na região de Bet Shemesh, perto de Jerusalém, em Israel (foto acima).

    Eles acreditam que o local está relacionado com a seguinte passagem bíblica: “E andavam os de Bete-Semes fazendo a sega do trigo no vale, e, levantando os seus olhos, viram a arca, e, vendo-a, se alegraram. E o carro veio ao campo de Josué, o bete-semita, e parou ali onde havia uma grande pedra. E fenderam a madeira do carro, e ofereceram as vacas ao Senhor em holocausto. E os levitas desceram a arca do Senhor, como também o cofre que estava junto a ela, em que estavam os objetos de ouro, e puseram-nos sobre aquela grande pedra; e os homens de Bete-Semes ofereceram holocaustos e sacrifícios ao Senhor no mesmo dia.” 1 Samuel 6:13-15

    Objetos são evidências

    O interessante é que na área da escavação, de fato, havia uma grande pedra (foto abaixo) como a descrita pela passagem. Então, possivelmente, a Arca da Aliança pode ter sido guardada ali durante algum tempo.

    Além disso, dentro do templo há um bamah, uma plataforma usada em cerimônias religiosas. Igualmente, tinham 2 pedras côncavas que podem ter sido usadas como prensas para produzir óleo sagrado. Em outro canto havia jarros de cerâmica decorados e uma pilha de ossos de animais.

    “Esse seria um caso raro no qual podemos mesclar a narrativa bíblica com uma descoberta arqueológica”, explicou Zvi Lederman, um dos líderes da escavação, ao Haaretz.

    Profanação contra o templo

    Há, ainda, sinais de destruição datados do século 12 antes de Cristo (a.C.). Algo que pode estar relacionado com uma invasão dos filisteus, porque eles tinham um povoado próximo chamado Tel Batash e era um evento comum naquela época. Após o conflito, o templo se tornou em um curral de animais.

    “Para mim, isso é um ato de hostilidade, uma profanação intencional de um lugar sagrado”, continuou o arqueólogo.

    A Arca da Aliança permanece um mistério

    Até os dias de hoje, a Arca da Aliança não foi encontrada e, portanto, permanecesse um mistério. Ela foi construída nos tempos de Moisés e representava a presença de Deus entre o Seu povo.

    No Univer Vídeo, há um documentário sobre este artefato sagrado. Clique aqui e confira.




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login