Seja bem-vindo
São Paulo, 17/07/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    8 Benefícios do Caju

    Fonte: Tua Saúde
    8 Benefícios do Caju Pixabay

    O caju, cientificamente é conhecido como Anacardium occidentale, é uma fruta tropical originária do Brasil, comumente é encontrada em regiões de clima quente e úmido. O caju é uma fruta singular devido à sua estrutura peculiar: uma castanha que é o verdadeiro fruto, tem uma parte carnuda e suculenta chamada de pseudofruto ou "maçã do caju".  

    Além de seu sabor deliciosamente agridoce e refrescante, o caju é valorizado por sua riqueza nutricional. Rico em vitamina C, antioxidantes, minerais como ferro e magnésio, e contendo compostos bioativos benéficos para a saúde, ele oferece uma série de benefícios quando incluído na alimentação.  

    O caju é consumido de diversas maneiras: fresco, suco, geleias, doces, e até mesmo em pratos salgados, como molhos e acompanhamentos. Sua versatilidade na culinária e seu perfil nutricional fazem do caju uma fruta apreciada não apenas pelo seu sabor único, mas também pelos benefícios que ele traz para a saúde.  

    Principais benefícios: 

    1- Aumentar a imunidade  

    Sendo rico em vitamina C, o caju aumenta a imunidade porque melhora as funções das células de defesa do organismo, ajudando a combater vírus, bactérias e fungos.  

    2-Prevenir doenças cardiovasculares  

    O caju tem ótimas quantidades de fibras que diminuem a absorção de gorduras a nível intestinal, controlando os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue e prevenindo doenças cardiovasculares como infarto, AVC e aterosclerose.

    Além disso, o caju também é rico em betacaroteno e taninos, compostos bioativos antioxidantes que mantém a saúde das artérias, melhorando a circulação de sangue, evitando, assim, a pressão alta.  

    3-Favorecer a perda de peso  

    O caju favorece a perda de peso por conter fibras que aumentam o tempo de digestão dos alimentos, prolongando a saciedade e ajudando a controlar a fome.   No entanto, para promover a perda de peso, o caju deve fazer parte de uma dieta saudável e equilibrada, associada à prática regular de exercícios físicos.  

    4-Prevenir o envelhecimento precoce  

    Por ser rico em vitamina C, ele promove a formação de colágeno, uma proteína que é responsável por garantir a firmeza e elasticidade da pele, prevenindo o surgimento de rugas, flacidez e o envelhecimento precoce.  

     Já a vitamina A e os carotenoides presentes no caju protegem a pele contra os danos causados pelos raios ultravioletas do sol, melhorando a aparência da pele. 

    5-Combater a prisão de ventre 

    Combate a prisão de ventre por ser rico em fibras, como a pectina, que estimulam os movimentos naturais do intestino e aumentam o volume das fezes, facilitando a evacuação.  

    6-Tratar a anemia  

    Por ser rico em vitamina C, o caju ajuda no tratamento da anemia por favorecer a absorção do ferro dos alimentos, promovendo, assim, a formação da hemoglobina, um componente que é responsável pelo transporte de oxigênio no organismo e que normalmente está reduzido na anemia.  

    7-Evita a diabetes 

     Ajuda a evitar a resistência à insulina e a diabetes, porque tem boas quantidades de fibras que diminuem a velocidade de absorção dos carboidratos, promovendo o equilíbrio dos níveis de glicose no sangue.  

    8-Ajudar na prevenção do câncer  

    O caju é rico em vitamina C, betacaroteno, taninos e vitamina A, nutrientes e compostos bioativos com propriedades antioxidantes que protegem o DNA das células contra os danos causados pelos radicais livres, ajudando a prevenir o surgimento do câncer. 

    Além dos benefícios nutricionais, o caju também pode contribuir para a saúde mental devido ao seu teor de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, conhecida como "hormônio do bem-estar". O consumo moderado de caju pode ajudar a promover o equilíbrio emocional e reduzir o estresse.




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login