Seja bem-vindo
São Paulo, 30/04/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Mar Morto: alta concentração de sal

    É por isso que apenas algumas bactérias conseguem sobreviver e se reproduzir no Mar Morto

    Fonte: Brasil Escola/Wikipédia
    Mar Morto: alta concentração de sal Reprodução

    Localizado ao lado leste do Mar Morto, situado entre Israel e Cisjordânia (Palestina), e a oeste da Jordânia, há uma extensão de água salgada.


    O Mar Morto é assim denominado por apresentar uma alta concentração de sal em sua composição, o que torna praticamente impossível a sobrevivência de seres vivos em suas águas. Estudos indicam que há aproximadamente 300 gramas de sal há nesse lago, enquanto nos oceanos essa proporção é de 35 gramas por litro.


    É por isso que apenas algumas bactérias conseguem sobreviver e se reproduzir no Mar Morto. Todos os peixes que são levados pelo rio Jordão morrem ao chegar lá. Isso ocorre porque esses organismos grandes desidratam rapidamente quando entram em contato com a água salgada do lago.


    "Então disse-me: estas águas saem para a região oriental, e desce ao deserto, e entram no mar; e sendo levadas ao mar, as águas se tornar-se-ão saudáveis."


    (Ezequiel 47:8) 


    Descubra diversos fatos interessantes a respeito do Mar Morto


    1. O Mar Morto está localizado na região do Oriente Médio, na parte mais baixa da bacia do rio Jordão, entre Israel, Palestina e Jordânia. É conhecido por ser o ponto mais baixo da Terra, com uma altitude de cerca de 430 metros abaixo do nível do mar.

    2. O Mar Morto é extremamente salgado, com uma salinidade cerca de 8 a 10 vezes maior do que a dos oceanos. Isso ocorre porque o mar não tem saída de água, o que significa que a água que entra evapora, deixando para trás minerais e sais, especialmente cloreto de sódio (sal).

    3. As águas do Mar Morto são conhecidas por seus benefícios terapêuticos e medicinais. A alta concentração de minerais, como magnésio, cálcio e potássio, é considerada benéfica para a pele, ajudando a aliviar condições como psoríase, eczema e artrite.

    4. Devido à alta densidade da água devido à salinidade, é fácil flutuar no Mar Morto. Isso faz com que a natação seja uma experiência única, pois é quase impossível afundar na água.

    5. Ao longo da história, o Mar Morto tem sido uma fonte importante de sal. Bacias de evaporação de sal foram construídas nas margens do Mar Morto, onde a água é bombeada e deixada evaporar, deixando para trás cristais de sal.

    6. O Mar Morto está diminuindo rapidamente de tamanho devido à captação excessiva de água do rio Jordão para uso agrícola e industrial, bem como à extração de minerais das águas do mar. Isso levou a problemas ambientais, como a formação de grandes buracos e a subsidência do solo ao redor do mar.

    7. Apesar dos desafios ambientais que enfrenta, o Mar Morto continua sendo uma atração turística popular, especialmente por causa de seus benefícios terapêuticos e pela experiência única de flutuação na água salgada.

    8. O Mar Morto tem uma rica história e é mencionado em várias escrituras religiosas, incluindo a Bíblia. A região ao redor do Mar Morto também abriga sítios históricos e religiosos importantes, como as ruínas de Masada e Qumran, onde foram descobertos os Manuscritos do Mar Morto.


    Essas são algumas das principais características sobre o Mar Morto, um corpo de água única e fascinante com uma história rica e complexa.




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login