
Em Deuteronômio 4.15-19 está escrito: “Guardai, pois, com diligência as vossas almas, pois nenhuma figura vistes no dia em que o Senhor, em Horebe, falou convosco no meio do fogo; para que não vos corrompais, e vos façais alguma imagem esculpida na forma de qualquer figura, semelhança de homem ou mulher; figura de algum animal que haja na terra; figura de alguma ave alada que voa pelos céus; figura de algum animal que se arrasta sobre a terra; figura de algum peixe que esteja nas águas debaixo da terra; que não levantes os teus olhos aos céus e vejas o sol, e a lua, e as estrelas, todo o exército dos céus; e sejas impelido a que te inclines perante eles, e sirvas àqueles que o Senhor teu Deus repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus”.
Quando Deus falou com Moisés no monte Sinai, Ele deu a ele os Dez Mandamentos para que o povo se tornasse uma nação. O povo, lá no pé do monte, ouvia sons de trovão e via raios e fumaça no topo do monte, mas não via nenhuma figura que pudesse remeter a Deus. Isso foi algo proposital, uma vez que o povo estava acostumado com a idolatria do Egito e era propenso a ver imagens.
Todo ser humano tem dentro de si a espiritualidade. Assim como nós temos fome para comer, sede para beber, temos necessidade de crer em algum poder acima do mundo físico, acima do que podemos enxergar, tocar e sentir. Nós cremos no sobrenatural e que há algo superior e Deus foi quem colocou isso dentro de nós, exatamente para que tivéssemos sede de buscar o Criador. Mas, quando a pessoa não conhece a Deus, com a intenção de satisfazer essa espiritualidade, ela começa a cometer um desses três erros: ela se torna supersticiosa ou idólatra ou autoadoradora, que é quando ela se torna seu próprio deus, ou seja, ela é espiritual, mas não sabe o que fazer com a sua espiritualidade.
Entenda que a espiritualidade só pode ser plenamente satisfeita quando nós conhecemos a Deus e não por meio de figuras. Deus nos deu a Palavra dEle, então, se você quer conhecer a Deus, você tem que mergulhar nEla, para que possa receber o Espírito dEle, porque a Sua Palavra é Espírito e Vida (João 6.63). Você até pode ser uma pessoa que diz que crê em Deus, mas, se estiver cometendo esses erros, a sua fé não está sendo dedicada exclusivamente ao Deus Vivo. Não fique chateado porque quem diz isso não sou eu, mas a Palavra de Deus.
COMENTÁRIOS