Seja bem-vindo
São Paulo, 04/03/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    O que é celebrado no mês de dezembro em Israel

    Neste data as pessoas comem alimentos gordurosos


    O que é celebrado no mês de dezembro em Israel Divulgação

    Apesar de ocorrer anualmente em dezembro, o Hanukkah (ou também chamado de Chanucá ou Chanuká) não se equipara ao Natal para os praticantes do judaísmo.  O "Festival das Luzes" festeja a batalha da comunidade judaica pela libertação de viver sua fé religiosa.


    A celebração que neste ano é festejada teve início no entardecer de ontem (7) e se estenderá até o começo da noite da próxima sexta-feira (15).


    O que é o Hanukkah?


    O Hanukkah comemora a retomada do Segundo Templo em Jerusalém pelo povo judeu no século II a.C. Nessa época, o rei Antíoco IV proibiu a religião e os costumes judaicos e determinou que os judeus deveriam prestar culto aos deuses gregos no Templo.


    Foi por meio de um levante liderado pelo sacerdote judeu Mataias, acompanhado por seu filho Judá Macabeu e seu exército, conhecidos como os Macabeus, que Antíoco IV foi forçado a deixar a Judeia.


    Macabeu e seus seguidores recuperaram o Templo, restaurando o altar judeu e proporcionando a retomada de suas práticas religiosas.


    Como o Hanukkah é comemorado?


    O Hanukkah ganhou fama pelo apelido de "A Celebração das Luzes" e seu símbolo principal é a hanukkah, um candelabro com nove pontas onde a ponta central se destaca mais alta que as outras.

    Hanukkah 2023 | My Jewish Learning

    Foto: Reprodução


    O hanukkah é muito semelhante a menorá (candelabro de sete pontas e um conhecido símbolo do judaísmo), o que faz com que muitas vezes seus nomes se confundam.


    Quando Macabeu e seu exército reconstruíram o altar do templo de Jerusalém, um dos passos necessários foi a reacender das menorás, que haviam sido proibidas.


    Os combatentes possuíam apenas quantidade mínima de óleo para acender a menorá por uma única noite, no entanto, a narrativa nos conta que essa pequena porção de óleo durou incrivelmente por oito noites completas, representando assim o milagre de Hanukkah.


    Essa é a razão pela qual a celebração possui a duração de oito noites.


    Para festejar essa ocasião especial, várias famílias judias seguem a tradição de iluminar uma vela a cada noite do Hanukkah. A nona vela, situada no centro, é utilizada para acender as demais.


    O jogo do dreidel (um pião de quatro faces)


    O dreidel é um pião com quatro faces, em cada uma delas estão gravadas letras hebraicas (Hay, Gimel, Nun e Shin).

    Ao brincar de dreidel, o pião cairá com uma das letras voltada para cima, sendo que cada letra representa uma ação que o jogador deverá realizar.


    Durante o reinado de Antíoco IV, todas as práticas judaicas foram proibidas, incluindo a leitura e o estudo do texto sagrado judaico, a Torá. Como resultado, nas comunidades judaicas, aqueles que estudavam secretamente a Torá fingiam estar apenas brincando com o pião, para evitar serem capturados.


    Quais são as comidas típicas do Hanukkah?


    As principais comidas típicas do Hanukkah são as latkes, panquecas fritas feitas de batata, e os sufganiyot, semelhantes a donuts recheados com geleia.


    Ambos os alimentos são fritos no óleo, em outra referência ao milagre do Hanukkah que fez o óleo queimar por oito dias.


    O Hanukkah começa todos os anos no mesmo dia?


    As datas dos feriados judaicos são determinadas pelo antigo calendário hebraico, em oposição ao calendário gregoriano (o mais utilizado pelo mundo ocidental e introduzido em 1582 pelo Papa Gregório 13).


    O calendário hebraico é baseado nos ciclos lunares. Portanto, embora o Hanukkah comece no mesmo dia todos os anos no calendário hebraico (dia 25 do mês judaico de Kislev), ele ocorre em uma data diferente do calendário gregoriano a cada ano.


    No entanto, a festa tende a cair sempre entre o final de novembro e o final de dezembro.


    O Hanukkah é o feriado judeu mais importante?


    A resposta é não, muitos outros feriados celebrados pela comunidade judaica são mais importantes, como o Rosh Hashanah, que celebra o Ano-Novo judaico e Yom Kippur, também conhecido como Dia da Expiação.


    No entanto, o Hanukkah passou a ficar mais famoso provavelmente por ser celebrado próximo ao Natal, o que incentiva as empresas a capitalizar a data.


    *Informações de Cultura Israel, CNN e Wikipédia*




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login