Seja bem-vindo
São Paulo, 18/07/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    O que você precisa saber para fazer o Enem 2023

    Durante ambos os dias, os portões serão abertos às 12h e encerrados às 13h


    O que você precisa saber para fazer o Enem 2023 Valter Campanato/Agência Brasil

    O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2023 está previsto para ocorrer no próximo mês, e os alunos que irão realizar as avaliações já começam a se preparar.  Além de estar com as matérias atualizadas, é importante estar ciente, desde já, dos requisitos práticos para a realização do exame, tais como a documentação obrigatória e o que é permitido ou não levar consigo para o local das provas.

    Assim como tem acontecido desde 2017, a prova será executada em dois domingos consecutivos - antes, ocorria em um único final de semana, no sábado e domingo. Em 2023, será realizado nos dias 5 e 12 de novembro.

    No dia inicial de exame, os concorrentes respondem às perguntas de Linguagem e Comunicação, Ciências Sociais e a tarefa de escrita. No segundo dia, trata-se de Ciências da Natureza e Matemática.


    Dias e horários?


    A prova tem início agendado para às 13h30 nos dois dias de realização, porém o horário de conclusão difere: no dia 5 de novembro, as provas encerram às 19h, enquanto no dia 12 de novembro, encerram às 18h30. Durante ambos os dias, os portões serão abertos às 12h e encerrados às 13h, de acordo com o horário de Brasília.


    Como serão as provas do Enem?


    O Enem é formado por quatro avaliações de múltipla escolha, com 45 questões em cada área do conhecimento: Linguagens, códigos e suas tecnologias; Ciências humanas e suas tecnologias; Ciências da natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias.

    Também é necessário produzir um texto de, no máximo, 30 linhas, seguindo uma estrutura dissertativo-argumentativa, elaborado com base em uma situação problemática.

    Os especialistas responsáveis pela criação das questões do Enem são escolhidos por meio de um processo de seleção pública conduzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Eles têm a incumbência de seguir as diretrizes estabelecidas pelo Inep, que incluem a matriz de referência, um guia para a elaboração e revisão das questões.

    No dia do exame, é indispensável ter consigo uma caneta de tinta preta do tipo esferográfica, fabricada com material transparente, assim como um documento de identificação válido, que pode ser tanto físico quanto digital. Recomenda-se também carregar o cartão de confirmação de inscrição e ter a declaração de presença impressa consigo, caso seja necessário justificar a sua presença na prova.

     Dentre os tipos de documento de identificação aceitos, encontram-se os seguintes: cédulas de Identidade, identidade emitida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, Carteira de Registro Nacional Migratório, documento temporário de Registro Nacional Migratório, identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que possuam validade legal como documento de identidade, passaporte e Carteira Nacional de Habilitação.

    Algumas semanas antes da prova é quando o Cartão de Confirmação de Inscrição se torna disponível. Neste documento, podem ser encontradas informações essenciais, como o número de inscrição, a data, o horário e o local das provas. Além disso, são mencionados os serviços de atendimento especializado, caso tenham sido solicitados, bem como a opção entre realizar o Enem de forma impressa ou digital, e a opção de escolha de língua estrangeira.

     

    O que evitar carregar?


    Antes de adentrar à sala de aula, os estudantes ganham um envelope portátil para guardar todos os itens que são proibidos. É importante que o envelope fique posicionado sob a carteira, com os dispositivos eletrônicos desativados

    O participante que estiver com objetos que não estejam dentro do envelope porta-objetos, como óculos de sol, boné, chapéu, canetas não transparentes, lápis, lapiseira, borrachas, régua, corretivos, livros, anotações, relógios de qualquer tipo, headphones e qualquer aparelho eletrônico será eliminado. No local das provas, é expressamente proibido carregar bebidas alcoólicas, além de fazer uso de substâncias ilícitas, cigarros ou qualquer outro derivado do tabaco.


    Informações da Agência Brasil




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login