"Prévia do PIB" avança 2,41%
No terceiro mês de 2023, o IBC-BR possuiu uma queda de 0,15%, alcançando 147, 09 pontos

O Banco Central (BC) divulgou nesta sexta-feira (19), que a atividade econômica brasileira obteve crescimento no primeiro trimestre deste ano. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) teve aumento de 2,41% de janeiro a março em comparação ao trimestre dianteiro (outubro a dezembro de 2022), conforme com as informações passadas (ajustadas para a época).
No terceiro mês de 2023, o IBC-BR possuiu uma queda de 0,15%, alcançando 147, 09 pontos. Semelhantemente ao trimestre de janeiro a março de 2022, a elevação foi de 3,87%.
Existiu uma elevação seguida de estabilidade em janeiro, fevereiro e agora, uma nova queda. Rendendo em um ano, o indicativo esteve em positivo em 3,31%.
De vez que a Copom amplia a taxa básica de juros, o objetivo é controlar a demanda aquecida, e com isso pode provocar reações nos preços, pois os juros mais altos auxiliam na redução da inflação, contudo, também pode complicar a ampliação da economia. Apesar disso, o resultado do IBC-Br do trimestre mostra uma recuperação da atividade.
No dia 1° de junho, será divulgado o valor do primeiro trimestre, o PIB é o total de todos os bens e serviços finais realizados por um país.
COMENTÁRIOS