
Comidas Típicas De Israel: Sabores Que Vão Te Surpreender!
As comidas típicas de Israel reservam sabores surpreendentes para você!
A culinária israelense oferece uma viagem por povos, etnias e religiões, uma fusão de culturas que manifesta-se em deliciosos pratos típicos.
As maiores influências gastronômicas do país vêm da culinária árabe, com alimentos oriundos da região do Oriente Médio; da culinária judaica, que possui pratos bastante tradicionais; e das nações à beira do Mediterrâneo.
Em abundância na culinária local, ingredientes como lentilha, cuscuz, grão de bico, tâmaras, azeitona, romã, berinjela, figo e gergelim, recebem especiarias como zaatar, cominho, açafrão, gengibre, noz moscada e canela.

Culinária Kosher
É impossível falar de gastronomia israelense sem citar a cultura kosher (ou kasher). O termo refere-se aos alimentos que foram preparados de acordo com as regras judaicas de alimentação (originadas da Torah).
Grande parte dos restaurantes de Israel seguem a tradição à risca e preparam seus pratos seguindo as normas da tradição. Existe, ainda, uma certificação concedida por entidades judaicas, que garantem a obediência às regras.
Entre os tópicos a serem observados na alimentação kosher estão: não misturar carne com leite; não consumir carne de porco; todos os produtos lácteos devem derivar de animais kosher (abatidos de forma a não causar dor aos animais); podem ser consumidos somente peixes com barbatanas e escamas – mariscos são proibidos; entre outros.
Em Tel Aviv, cidade mais cosmopolita, você encontra restaurantes que não seguem radicalmente a regra, mas, no geral, a grande maioria dos restaurantes serve refeições kosher.
Hummus
O hummus (ou homos ou húmus) é uma comida típica de praticamente todo o Oriente Médio. É basicamente uma pasta de grão de bico, temperado com azeite, limão, sal e alho. Ele geralmente é servido com (mais) azeite, temperos, salsinha, pinholes, cebola e pão pita.
Ele pode ser servido sozinho, acompanhar outros pratos típicos ou, ainda, servir como recheio de sanduíches.
Existem muitos lugares que se intitulam “o melhor hummus da cidade”. A minha sugestão é: prove o máximo possível! É muito bom.
Challah
Challah é um pão trançado, geralmente consumido no Shabbat – refeição que, segundo a tradição judaica, deve conter pão. O Shabbat é uma cerimônia religiosa que marca o final de semana e início do dia de descanso – inicia na sexta-feira, após o pôr do sol, e vai até o pôr do sol de sábado.
O pão, que tem textura muito leve, deve ser cortado com as mãos e distribuído entre os presentes.


COMENTÁRIOS