
MNE de Israel faz 1.ª visita oficial à Suécia em décadas
O Ministro dos Negócios Estrangeiros de Israel, Eli Cohen, fez hoje uma visita oficial à Suécia, a primeira em 20 anos, num novo sinal de aproximação de laços entre as duas nações.
O Ministro Eli Cohen disse que a deslocação a Estocolmo foi a primeira visita de um ministro dos Negócios Estrangeiros de Israel à Suécia em 22 anos.
"Estamos a abrir uma nova página nas relações entre Israel e a Suécia depois de anos em que a Suécia adotou uma linha crítica contra Israel", disse o governante em comunicado divulgado.
O encontro com o homólogo sueco, Tobias Billstrom, sinalizou uma "mudança de direção" nos laços segundo o ministro israelita.
Tobias Billstrom considerou a reunião "muito boa e produtiva", segundo publicação no Twitter.
O governo social-democrata anterior da Suécia teve um relacionamento difícil com Israel depois de reconhecer um estado palestino em 2014, uma medida que levou Israel a retirar temporariamente o seu embaixador na Suécia.
Dois anos depois, Israel disse que o ministro dos Negócios Estrangeiros da Suécia na época "não era bem-vindo" após comentários críticos sobre o tratamento de Israel aos palestinianos.
Mas em outubro de 2021, o então ministro dos Negócios Estrangeiros da Suécia visitou Israel na tentativa de aproximar relações, o que se espera que aconteça sob o novo governo de centro-direita da Suécia, que assumiu o cargo em outubro.
COMENTÁRIOS