São Paulo, 20/04/2024

Igreja construída onde Jesus chamou Pedro de 'a rocha' é encontrada em Israel

Fonte: Yaniv Cohen
    Igreja construída onde Jesus chamou Pedro de 'a rocha' é encontrada em Israel

Uma igreja construída ao redor do local onde Jesus se referiu a Simão Pedro como “a rocha” foi descoberta em uma reserva natural no norte de Israel.

As ruínas da antiga igreja, datada de ter sido construída por volta do início do século V, foram recentemente descobertas ao pé de uma cachoeira na Reserva Natural de Banias.

O Times of Israel relata  que a igreja pode ter sido construída na área antes conhecida como Cesaréia de Filipe para comemorar os eventos registrados em Mateus 16.

Na passagem, Jesus perguntou a Seus discípulos quem Ele era, com Pedro respondendo que Ele era o Messias. A partir daí, Jesus elogia Simão Pedro por sua declaração.

“E digo-te que tu és Pedro e sobre esta rocha edificarei a minha igreja, e os portões do Hades não a vencerão. Eu te darei as chaves do reino dos céus; tudo o que ligares na terra será ligado no céu e tudo o que desligares na terra será desligado no céu ”, leia os versículos 18-19.

O professor Adi Erlich da Universidade de Haifa, que anunciou a descoberta em um vídeo em hebraico, observou que a área também era o local de um antigo templo ao deus pagão Pan.

“Sabemos disso pela história humana em todo o mundo e também em Israel, por exemplo, no Monte do Templo. Quando o cristianismo subiu ao poder, eles não procuraram um novo local, mas converteram um local pagão em um local cristão ”, disse Erlich ao Haaretz.

“As igrejas estão sempre voltadas para o leste, e este prédio é de norte a sul. Eles arranjaram para que um dos nichos rituais romanos se transformasse no centro sagrado da santidade da igreja. Eles fizeram adaptações. ”

Entre as ruínas havia uma grande pedra que tinha várias pequenas cruzes gravadas nela, provavelmente de peregrinos cristãos ao local que queriam notar que haviam estado na igreja.

Entenda a passagem bíblica

O Bispo Edir Macedo explica que quando o discípulo confessou: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus Vivo” (v.16), Jesus aproveitou para lhe dizer: “Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas Meu Pai, que está nos Céus” (v.17). Ou seja, Jesus quis dizer o seguinte: “Meu Pai revelou a você, Pedro, que Eu Sou o Messias, a Pedra Angular, a Rocha na qual a Minha Igreja será construída”.

Podemos ver essa evidência em outras passagens bíblicas também (At 4.11; 1Co 3.11). Jesus é o Fundamento, a Pedra principal, e todos nós que cremos na Palavra de Deus somos chamados de pedras vivas que formam esse grande edifício espiritual que é a Igreja do nosso Senhor (1Pe 2.5).

(*) Com informações do The Time of Israel.