Seja bem-vindo
São Paulo, 29/03/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Polêmica: filme da Netflix sexualiza criança

    Você sabe o que seu filho assiste?

    Fonte: Reprodução
    Polêmica: filme da Netflix sexualiza criança

    A hashtag #CancelNetflix ficou em evidência nas redes sociais depois que o filme francês Cuties foi lançado na Netflix.

    É importante lembrar que não é a primeira vez que a Netflix se envolveu em polêmica. Em 2019, após o lançamento de “A Primeira Tentação de Cristo”, muitos criticaram a obra por seu conteúdo blasfemo. Milhares de pessoas assinaram petições no Brasil e em outros países solicitando a retirada do filme da plataforma, bem como realizaram campanhas pelo cancelamento da assinatura da Netflix.

    Já todo o embaraço em torno do filme francês é porque se trata de uma garota senegalesa de 11 anos que faz amizade com um grupo de dançarinas pré-adolescentes.

    O senador do Texas Ted Cruz em sua carta ao procurador-geral Bill Barr na sexta-feira (11) disse que o filme "sexualiza garotas, inclusive por meio de cenas de dança que simulam atividades sexuais e uma cena que expõe os seios nus de uma menor".

    Depois de ouvir sobre a reação, Cruz se juntou a outros republicanos no Congresso para pedir ao Departamento de Justiça que investigasse a Netflix para determinar se a empresa violava as leis federais na produção e distribuição de pornografia infantil.

    “Não há desculpa para a sexualização das crianças, e a decisão da Netflix de promover o filme Cuties é nojenta na melhor das hipóteses e um crime na pior”, disse o senador republicano Tom Cotton. “Exorto o Departamento de Justiça a tomar medidas contra a Netflix por seu papel em empurrar representações explícitas de crianças para os lares americanos.”

    Os criadores do filme, no entanto, dizem que o objetivo do filme é ser uma crítica à sexualização de meninas pré-adolescentes.

    O pôster das garotas em trajes sugestivos foi removido e a Netflix se desculpou, dizendo que "lamentava profundamente a arte inadequada" que "não era representativa do filme".

    Vetar a veiculação

    A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, disse que pretende vetar este conteúdo. Para ela, a produção é abominável. Em postagem nas redes sociais, a ministra ainda acrescentou que são inaceitáveis as roupas que as meninas usam no filme e que não permitiria este tipo de conteúdo no País.

    O papel dos pais no cuidado dos filhos

    Ficar atento ao que os filhos assistem na tv ou em qualquer outro dispositivo eletrônico é fundamental para que a criança não seja influenciada negativamente. Por isso, é importante sempre separar um tempo para os filhos, mesmo diante da correria do dia a dia.

    Para a advogada Patricia Alonso, é importante salientar no contexto familiar que a qualidade desse tempo é o que conta. "Estar o tempo todo juntos não significa que somos uma família exemplar, pois muitas vezes estar junto o tempo todo, tira de nós a possibilidade de novas experiências e novos informes, que posteriormente devem ser trazidos, discutidos e se for saudável deve ser incentivado para o enriquecimento psicológico do núcleo familiar", explica.

    A advogada ainda ressalta que os desafios da família moderna são inúmeros, mas as necessidades são as mesmas desde os primórdios. "Portanto precisamos trabalhar com o fortalecimento do núcleo familiar em todos os 'braços' sociais, seja na escola, universidades, igrejas, clubes, etc. Precisamos realmente fazer um 'mutirão' em fortalecimento da família brasileira", aconselha.

    A psicóloga e coordenadora da Escola de Mães - projeto que auxilia pais e mães a lidarem com os desafios na criação dos filhos -, Neia Dutra, recentemente, pontuou em uma transmissão, ao vivo, que os pais devem estar atentos ao que os filhos veem nas telinhas.

    “É muito difícil as crianças viverem sem a tecnologia, mas é importante que os pais consigam reduzir o uso disso e supervisionar aquilo que a criança está acessando, a fim de reduzir os riscos dela na frente de uma tela, nesse mundão que é a internet”, aconselha.

    Além disso, ela ainda esclareceu que, nessa quarentena, os cuidados devem ser ainda mais intensificados por parte dos pais.




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login