Seja bem-vindo
São Paulo, 17/07/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Mamão: Um alimento essencial para uma vida mais saudável

    Fonte: R7 / tua saúde
    Mamão: Um alimento essencial para uma vida mais saudável Canva

    O mamão, essa fruta deliciosa e rica em nutrientes, tem uma história intrigante que se entrelaça com as Américas e se estende por diversos cantos do mundo. Acredita-se que suas origens remontem ao nordeste da América do Sul, mais precisamente às regiões sul do México e adjacentes da América Central. 

    Evidências arqueológicas sugerem que o cultivo do mamão já existia há vários séculos antes do surgimento das civilizações clássicas mesoamericanas, demonstrando a importância dessa fruta para os povos ancestrais da região. 

    Com o passar do tempo, o mamão se espalhou por toda a América Central e Caribe, sendo apreciado por suas qualidades nutritivas e medicinais. 

    A introdução do mamão na Europa se deu através dos colonizadores espanhóis, que o levaram para as Ilhas Canárias no final do século XV. De lá, a fruta se espalhou rapidamente por todo o continente, ganhando popularidade por seu sabor exótico e propriedades benéficas à saúde. 

    No século XVI, o mamão chegou à Ásia e África através dos exploradores portugueses, adaptando-se com sucesso aos climas tropicais e subtropicais dessas regiões. Hoje, o mamão é cultivado em praticamente todos os continentes, se tornando uma fruta globalizada e apreciada por pessoas de diversas culturas. 

    12 Benefícios que o mamão traz para a saúde 

    1. Combate a prisão de ventre 

    O mamão contém boas quantidades de fibras insolúveis, um tipo de fibra que aumenta o volume das fezes e estimula os movimentos naturais do intestino, facilitando a evacuação e combatendo a prisão de ventre.   

    2. Melhora a digestão 

    Tanto o mamão verde como as sementes de mamão contêm um látex rico em papaína, uma enzima com ação proteolítica que atua no estômago com efeito semelhante ao suco gástrico, melhorando a digestão das proteínas. 

    Além disso, a papaína presente no mamão também possui propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes, ajudando no tratamento de úlceras e gastrites. 

    3. Diminui o colesterol e triglicerídeos 

    Por ter boas quantidades de fibras, o mamão reduz a absorção no intestino de gordura dos alimentos, diminuindo os níveis de colesterol total e triglicerídeos no sangue, prevenindo, assim, doenças como aterosclerose e infarto. 

    Além disso, o mamão é rico em vitamina A e betacaroteno, compostos bioativos com ação antioxidante que combatem os radicais livres e impedem a oxidação das células de gordura, diminuindo, assim, os níveis de colesterol "ruim", o LDL, no sangue. 

    4. Mantém a saúde dos olhos 

     É rico em luteína e zeaxantina, carotenoides que protegem a retina dos olhos contra os danos causados pelos radicais livres, mantendo a saúde dos olhos e prevenindo, assim, situações como degeneração macular induzida pelo envelhecimento e catarata. 

    5. Fortalece o sistema imunológico 

    Por ter ótimas quantidades de vitamina C, vitamina A e carotenoides, compostos com ação antioxidante e anti-inflamatória, o mamão fortalece o sistema imunológico, ajudando a combater vírus, bactérias e fungos. 

    6. Facilita a perda de peso 

    O mamão ajuda na perda de peso, porque contém fibras que ajudam a aumentar o tempo de digestão dos alimentos, diminuindo a fome ao longo do dia.   

    7. Previne o envelhecimento precoce 

    Por conter betacaroteno, luteína e zeaxantina, que são carotenoides com ação antioxidante, o mamão protege a pele contra os danos causados pelos raios ultravioletas do sol e pelos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce. 

    Além disso, o mamão é rico em vitamina C, um nutriente que participa na formação de colágeno, promovendo a firmeza e a elasticidade da pele e prevenindo, assim, o surgimento de rugas e flacidez.  

    8. Equilibra a glicose no sangue 

    Por ter boas quantidades de fibras, o mamão diminui a velocidade de absorção dos carboidratos dos alimentos, equilibrando os níveis de glicose no sangue e evitando a resistência à insulina e a diabetes. 

    Além disto, as fibras presentes no mamão também ajudam a controlar a glicemia em pessoas que já possuem a diabetes. 

    9. Trata vermes intestinai

    O mamão verde e as sementes da fruta madura contêm isotiocianato de benzila, um composto com atividade anti-helmíntica, ajudando no tratamento de vermes intestinais. 

    10. Controla a pressão alta 

    O mamão ajuda a controlar a pressão alta por ser rico em vitamina C, um nutriente que promove o aumento dos níveis de óxido nítrico no organismo, uma substância que favorece o relaxamento dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação sanguínea. 

      11. Ajuda a prevenir o surgimento de câncer 

    Por ter ótimas quantidades de licopeno, um carotenoide com ação antioxidante, o mamão protege as células do organismo contra os danos causados pelos radicais livres, prevenindo o estresse oxidativo e ajudando a prevenir o surgimento do câncer de próstata. 

    12. Combate a anemia 

    O mamão é rico em vitamina C, um nutriente que melhora a absorção do ferro presente nos alimentos, ajudando a combater a anemia. Isto porque o ferro é essencial para a formação da hemoglobina, um componente das hemácias que normalmente está reduzido na anemia. 

     O mamão é uma fruta deliciosa e nutritiva que pode ser facilmente incluída na sua dieta. Com tantos benefícios para a saúde, o mamão é um alimento que vale a pena ser consumido com frequência.




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login