São Paulo, 27/07/2024

Fonte: The Christian Post
    Papa Francisco permitirá que padres abençoem casais gays, mas não realizem casamentos ou uniões civis Reprodução

O Papa Francisco aprovou uma medida que permitirá aos padres católicos romanos oferecer bênçãos a casais do mesmo sexo, sob a condição de que a bênção não seja considerada semelhante ao casamento e ao mesmo tempo que rotula tais relações como pecaminosas.

Numa Declaração intitulada “Fiducia Supplicans”, emitida na segunda-feira, o Dicastério para a Doutrina da Fé do Vaticano proporcionou “uma ampliação e um enriquecimento da compreensão clássica das bênçãos, que está intimamente ligada a uma perspectiva litúrgica”.

“É precisamente neste contexto que se pode compreender a possibilidade de abençoar casais em situação irregular e casais do mesmo sexo sem validar oficialmente o seu estatuto ou alterar de qualquer forma o ensinamento perene da Igreja sobre o casamento”, afirmou a liderança da Igreja Católica.

“Esta Declaração pretende também ser uma homenagem ao povo fiel de Deus, que adora o Senhor com tantos gestos de profunda confiança na sua misericórdia e que, com esta confiança, vem constantemente buscar uma bênção da Mãe Igreja”.

O documento do Vaticano prossegue afirmando que “quando as pessoas pedem uma bênção, uma análise moral exaustiva não deve ser colocada como pré-condição para concedê-la” e que “aqueles que procuram uma bênção não devem ser obrigados a ter perfeição moral prévia”.

Para casais do mesmo sexo, “pode ser concedida uma bênção que não só tenha um valor ascendente, mas também envolva a invocação de uma bênção que desce de Deus sobre aqueles que - reconhecendo-se desamparados e necessitados de sua ajuda - não reivindicam uma legitimação de seu próprio status, mas que imploram que tudo o que é verdadeiro, bom e humanamente válido em suas vidas e em seus relacionamentos seja enriquecido, curado e elevado pela presença do Espírito Santo”.

A declaração alertava que “não se deve prever nem promover um ritual para a bênção de casais em situação irregular”.

“Ao mesmo tempo, não se deve impedir ou proibir a proximidade da Igreja às pessoas em todas as situações em que possam procurar a ajuda de Deus através de uma simples bênção”, continua o documento do Vaticano.

“Numa breve oração que antecede esta bênção espontânea, o ministro ordenado poderia pedir que os indivíduos tenham paz, saúde, espírito de paciência, diálogo e assistência mútua - mas também a luz e a força de Deus para poder cumprir plenamente a sua vontade”.

A declaração fez parte de uma série de orientações dadas pelo dicastério sobre a doutrina católica em resposta a “dubia” ou questões emitidas por bispos de todo o mundo.

Na semana passada, o dicastério divulgou orientações esclarecendo que as mães solteiras que confessaram os seus pecados podem receber a Eucaristia mesmo que “levem uma existência muito complexa”.

Em outubro de 2020, o Papa Francisco gerou controvérsia quando pareceu apoiar as uniões civis para casais do mesmo sexo, sendo citado num documentário italiano.

“As pessoas homossexuais têm o direito de ter uma família. Eles são filhos de Deus e têm direito a uma família. Ninguém deveria ser expulso ou infeliz por causa disso”, disse Francisco no filme, acrescentando: “o que temos de criar é uma lei de união civil. Dessa forma, eles estão legalmente cobertos. Eu defendi isso.”

Em resposta, a Secretaria de Estado do Vaticano enviou uma declaração aos responsáveis ​​da Igreja Católica em todo o mundo, explicando que os comentários não alteraram o ensino da Igreja sobre a questão.

O comunicado explica que os comentários feitos por Francisco na entrevista gravada foram “editados e publicados como uma única resposta sem a contextualização necessária”.

“É claro que o Papa Francisco se referia a regulamentos estatais específicos, certamente não à doutrina da Igreja, que ele reafirmou inúmeras vezes ao longo dos anos”, afirmou o Secretariado na altura, conforme relatado pelo National Catholic Reporter.