Por que o Líbano sempre aparece como um fator perigoso para o conflito?
Embora desde 1948 Israel não trave uma guerra contra o exército do Líbano, por diversas vezes houve conflitos com grupos libaneses, tanto em território libanês quanto israelense

11. Por que o Líbano sempre aparece como um fator perigoso para o conflito?
Embora desde 1948 Israel não trave uma guerra contra o exército do Líbano, por diversas vezes houve conflitos com grupos libaneses, tanto em território libanês quanto israelense.
Israel estabeleceu duas guerras contra milícias no Líbano, em 1982 e 2006.
Desde meados dos anos 1980, vem se fortalecendo no Líbano o grupo xiita Hezbollah, com fortes ligações com o regime iraniano e com o governo sírio.
O Hezbollah é outro grupo extremista, que usa do terror para alcançar seus objetivos. Em 2000, Israel retirou-se unilateralmente do sul do Líbano, território ocupado em 1982 a fim de isolar os grupos terroristas libaneses da população civil israelense. O Hezbollah, no entanto, não cessou seus ataques contra Israel, e uma escalada maior culminou na Segunda Guerra do Líbano, em 2006.
Hoje o Hezbollah controla boa parte do território libanês, e atende aos interesses do Irã na região. É uma milícia com um poderio bélico muito acima dos grupos palestinos, e representam uma constante ameaça a Israel.
COMENTÁRIOS