Após divórcios, cantor Kleber Lucas se diz arrependido

Veja o que a Bíblia fala sobre o divórcio

Por Redação UNIGREJAS 30/08/2019 - 09:37 hs
Foto: Reprodução

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, no Brasil, um a cada três casamentos termina em separação. O levantamento aponta mais de 7 milhões de dissoluções registradas no país entre 1984 e 2016, ou 580 divórcios por dia, ante 29 milhões de matrimônios.

Infelizmente, essa realidade também atinge os cristãos. A exemplo do que aconteceu com o cantor gospel Kleber Lucas, que em entrevista ao site de sua gravadora, disse que convive com arrependimentos e que parte disso se reflete em seus casamentos que terminaram em divórcio.

“O que está mais evidente e óbvio é que sou uma pessoa que está no terceiro divórcio. Estou procurando ajuda pastoral e de terapeuta para uma releitura da minha própria caminhada”, desabafou.

O que a Bíblia fala sobre o divórcio?

Em Mateus 19.9, o Senhor Jesus disse que há apenas uma razão aceitável para pôr fim ao casamento: “Todo aquele que se divorciar de sua esposa, exceto em razão de fornicação [sexo fora do casamento], e se casar com outra, comete adultério.”

Além disso, em Malaquias 2.13-16, fica claro que Deus odeia o divórcio, ainda mais por motivos banais.

O problema é que muitos cristãos só se dão conta disso, quando o casamento chega ao fim

Para Cláudio Duarte, palestrante e pastor da Igreja Projeto Recomeçar, o assunto divórcio é sempre polêmico. “Em primeiro lugar, digo que sou radicalmente contra e, de púlpito, nunca defendo, até porque pode haver alguém querendo só um aval do pastor para se divorciar. Ao mesmo tempo, não dá para afirmar muita coisa sobre esse assunto, pois não há um texto que dê base bíblica para isso. Já com relação a um novo casamento, encontramos textos que nos orientam a não casar de novo. Eu trabalho em prol da união conjugal. Para mim, se for possível reatar, melhor. Mas há casos em que os parceiros deixaram o casamento entrar numa dimensão tão difícil que reatar é humanamente impossível, e a pessoa acaba partindo para outro relacionamento. Digo humanamente porque, para Deus, nada é impossível”, comentou, em entrevista à revista Comunhão.

Como encontrar ajuda

O cantor Kleber Lucas já deu o primeiro passo: reconheceu que precisa de ajuda.

É exatamente isso que quem passou pelo divórcio ou está pensando em se divorciar deve fazer.

Para quem quer salvar o casamento, de acordo com o pastor Claudio, é importante ser extremamente paciente, porque ninguém pode machucar alguém mais que seu próprio cônjuge. “Quanto maior a proximidade, maior a possibilidade de atrito. Depois, deve-se aprender a respeitar a pessoa do jeito que ela é, e não querer que ela seja como você gostaria que ela fosse - porque ninguém consegue esse padrão. Outro fator primordial é ter Jesus como o centro do seu relacionamento. Porque se Jesus não estiver no casamento, hoje, do jeito que nós vamos, com os valores invertidos do mundo moderno atual, não poderemos equacionar isso”, concluiu.