Seja bem-vindo
São Paulo, 30/04/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    A Fidelidade que produz livramento

    Aqui está o segredo para vencer todas as barreiras.

    A Fidelidade que produz livramento

    O capítulo 6 do Livro de Daniel nos traz a narrativa mais emblemática da vida deste profeta que foi e continua sendo exemplo de fé, fidelidade e confiança a Deus. O momento em que Daniel é lançado na cova dos leões nos mostra lições importantíssimas que com certeza irão ajudá-lo diante das dificuldades do dia-a-dia. Mas para chegarmos a esse ponto crucial precisamos entender o que provocou tal episódio. 

    A meu ver, o fator determinante para a perseguição ao homem de Deus e sua posterior prova em uma cova com leões famintos foi, sem sombra de dúvidas, a atuação de um espírito maligno sempre muito atuante na vida dos seres humanos ao longo dos séculos. Refiro-me ao espírito da inveja. Vejamos o que diz a Bíblia: “Então o mesmo Daniel se distinguiu destes presidentes e príncipes; porque nele havia um espírito excelente; e o rei pensava constituí-lo sobre todo o reino. Então os presidentes e os príncipes procuravam achar ocasião contra Daniel a respeito do reino; mas não podiam achar ocasião ou culpa alguma; porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum erro nem culpa”. Daniel 6:3,4.

    A Bíblia deixa claro que Daniel se distinguia, ou seja, se destacava em tudo o que fazia no reino ante aos demais. Tal distinção despertou a ira e a inveja dos outros que não conseguiam chegar ao nível do homem de Deus. É interessante notar que, apesar dessa história se passar a mais de 2.600 anos, ainda assim é possível observarmos essa mesma situação presente nas relações sociais em nossos dias atuais. Isto é, indivíduos que se incomodam com determinado crescimento ou sucesso de outros e não contentes, fazem de tudo para atrapalhar ou até mesmo destruir seus projetos. É muito comum também encontrarmos pessoas vítimas do espírito da inveja, que sem a proteção de Deus veem suas conquistas ruírem diante desse mal. Mas é aqui que aprendemos com Daniel a maior lição de como vencer esse terrível obstáculo chamado inveja.

    As escrituras evidenciam o fato de Daniel ser um homem justo e fiel ao seu Deus, incapaz de interromper sua adoração e o seu clamor. Mas a grande amostra da fidelidade desse homem se dá no momento em que a perseguição invejosa se acentua com a ameaça de morte ao ser lançado em uma cova com leões famintos justamente por causa de suas orações, uma vez que aqueles inimigos não puderam achar algo de errado na vida do profeta. 

    Ou seja, mesmo diante da trama diabólica dos outros príncipes e governadores em querer frear ou interromper a busca de Daniel ao seu Deus através da oração, o profeta não se intimida nem ao menos parece esboçar alguma reação de temor perante tal orquestração para destruí-lo. Muito pelo contrário. Ao saber do decreto que proibia sua oração e a possível pena de morte, Daniel se pôs a buscar fervorosamente ao seu Deus abertamente como sempre o fazia. “Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer”. Daniel 6:10.

    Aqui está o segredo para vencer todas as barreiras que tentam nos destruir ou impedir de conquistar nossos objetivos: Não se intimidar diante das ameaças e planos invejosos do inimigo, mas sim, continuar com nosso propósito de fé inabalável. Foi justamente essa determinação e confiança que possibilitou com que Daniel não temesse ou se desesperasse diante da cova e iminência diante da morte. Este homem Deus se negou a interromper sua busca em oração, pois sabia que não podia ficar longe da comunhão com a presença do Deus Vivo. Ele entendia que de sua fé provinha o seu sustento e a força para se manter de pé. Daniel se importava em viver uma vida para a glória de Deus. Ele sabia que tudo o era e possuía não era mérito seu, mas vinha do SENHOR. 

    Por fim, ao ser lançado na cova cheia de leões famintos, este justo homem de Deus pôde comprovar a recompensa de sua fé e fidelidade incondicional ao Deus de Israel. Daniel contemplou anjos fechando a boca dos leões de modo que não pudessem causar dano algum. Os leões da inveja, da ira e da destruição não puderam atacar o profeta, pois sua fidelidade o protegeu produzindo um grande livramento e um dos maiores milagres na vida deste homem. Milagre esse que ecoa até nossos dias evidenciando o amor, cuidado e justiça de Deus a um servo fiel. Que você possa viver uma vida de fidelidade incondicional, fé inabalável e oração incessante e assim como Daniel, sair vencedor diante dos leões que o inimigo queira colocar a sua frente. 

    Que assim como os inimigos de Daniel não conseguiram ver sua destruição, assim também o espírito da inveja não prevaleça sobre você, seus sonhos, projetos e sua família. Que assim como o profeta foi honrado e prosperou em sua jornada, você possa ser fiel a ponto de ver a honra e prosperidade do Senhor em todas as áreas de sua vida. Afinal, nunca se esqueça, a fidelidade produz livramento e abre caminhos para o milagre!


    Em Cristo, apóstolo Leandro de Caetano.








    COMENTÁRIOS

    LEIA TAMBÉM

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login