VOCÊ JÁ CRIOU SUAS METAS ESPIRITUAIS?

Como cristãos, devemos também estabelecer planos e metas espirituais muito bem definidos.

Por Apóstolo Luiz Yoshimura 16/02/2020 - 19:20 hs

No final do ano, é comum as pessoas fazerem planos e estabelecerem metas para o novo ano. As metas mais comuns são na área financeira, sentimental, familiar e profissional. Em geral as metas envolvem apenas planos financeiros ou voltados ao consumo e às necessidades pessoais de crescimento, visando única e exclusivamente o seu “eu”. Como cristãos, devemos também estabelecer planos e metas espirituais muito bem definidos.

Para isso, devemos parar por alguns minutos e pensar em como está a sua vida espiritual, trazer à memória o que diz a Palavra de Deus e tomar posturas concretas em forma de planos a se cumprir no decorrer dos dias. Em minha singela opinião, um bom planejamento espiritual deve contar com os seguintes tópicos:

MINHA VIDA ESPIRITUAL

A grande prioridade para o sucesso de seus planos espirituais é contemplar a sua própria vida. É importante que você se lembre de que é necessário cuidar de si mesmo, em pelo menos três importantes áreas:

LEITURA BÍBLICA: Você deve ter um plano diário de comunhão com Deus através da leitura da Bíblia. A Palavra de Deus é chamada de alimento. Ou seja, sem ela você irá ficar doente espiritualmente e sem condições de avançar em bons planos espirituais. Faça uma meta de leitura da Bíblia e cumpra, sendo o ideal de pelo menos meia hora por dia.

ORAÇÃO: A oração é uma espécie de fortificante para nossa alma. Ela é uma ferramenta que nos liga profundamente a Deus e, junto com a Palavra de Deus, nos fortalece e nos prepara para sermos fervorosos espiritualmente para cumprir nossas metas espirituais. Ela esteve presente em grande escala na vida de todos os grandes servos de Deus da Bíblia e é um caminho sobremodo excelente para que alguém esteja forte espiritualmente. Assim, faça seu plano de oração diária e cumpra.

JEJUM: O jejum é uma poderosa ferramenta de fortalecimento e preparo espiritual. Um bom plano de jejuns é imprescindível a um servo de Deus que queira estar preparado para boas obras. Assim, você pode, desde já, estabelecer um cronograma de quando fará seus jejuns no próximo ano. Lembrando que todo cristão deve jejuar pelo menos duas a três vezes por semana.

OLHANDO E PLANEJANDO PARA FORA

Agora que você já tem seus planejamentos espirituais prioritários, sua base, certamente estará bem nutrido e preparado para as boas obras que o Senhor preparou para você. Então, é hora de olhar para fora e assim começar a matar o seu “eu”. Creio ser importante nesse ponto que você avalie sua vida, sua rotina, sua família e consiga encontrar algum tempo para dedicar-se mais profundamente ao Evangelho e suas implicações. Nesse sentido, comece pelo que acha que pode fazer como discípulos de Jesus. Vou dar alguns exemplos para ilustrar:

– Vou me colocar à disposição pelo menos uma vez por semana para visitar irmãos afastados, pessoas enfermas, idosos, pessoas que precisam ouvir do evangelho.

– Vou me dispor diante da liderança da minha igreja para colaborar em algum ministério do qual eu tenha o dom para participar.

– Vou orar e me dispor para evangelizar colegas e gastar tempo com o discipulado deles.

– Vou marcar presença e colaborar, participando dos trabalhos “a”, “b”, e “c” que a igreja promove

– Vou me organizar e começar a ofertar em projetos que a igreja estabelecer para o reino de Deus e também pelas missões.

– Etc…

Busque em Deus que Ele te indique a esfera de ação que Ele preparou para você. Esteja preparado e se prepare todos os dias para o trabalho para o reino de Deus!

CONCLUSÃO

Com muita simplicidade você poderá fazer um bom planejamento com boas metas espirituais para 2020. Mas antes de traçar essas metas, avalie como você está hoje, como foi o ano de 2019 foi para você, o que precisa melhorar, o que precisa continuar, o que precisa ser cortado. Tenha os pés no chão e lembre-se que você também precisa contemplar em seus planos a sua família, o descanso, o lazer e outras coisas que julgar importantes. Mas, como disse Jesus, priorize o Reino de Deus e as outras coisas, necessárias, serão acrescentadas com abundância pelo próprio Deus.

VOCÊ JÁ TEM ALGUMA META ESPIRITUAL TRAÇADA PARA 2020?