Por que Deus aceitou a oferta de Abel, mas rejeitou a de Caim?

Dê com amor e não por obrigação, para não correr o risco de fra­cassar como Caim. Entenda

Por Paulo de Tarso 24/09/2019 - 00:05 hs

Quero agora conversar com você sobre generosidade, um dos assuntos mais importantes da Bíblia quando se fala de dinheiro. Você se acha uma pessoa generosa?

Dou graças a Deus porque este assunto é bastante abor­dado pela igreja. Fala-se principalmente sobre dízimos e ofer­tas na igreja local. Mas acontece que às vezes pensamos estar dando com a atitude correta e nem sempre isso é verdade.

Quero então relatar um evento muito importante que acon­teceu na Bíblia e que pode pôr em xeque a forma como você está exercendo sua generosidade.

Convido você a dar uma olhada no texto que está em Gênesis 4.3-5, que diz assim: O tempo passou. Um dia, Caim pegou alguns frutos da terra e os ofereceu a Deus, o Senhor. Abel, por sua vez, pegou o primeiro carneirinho nascido no seu rebanho, matou-o e ofereceu as melhores partes ao Senhor.

Até aí tudo bem: os dois irmãos trouxeram uma oferta ao Senhor. Agora ouça o que aconteceu em seguida na narrativa bíblica. O texto diz assim: O Senhor ficou contente com Abel e com a sua oferta, mas rejeitou Caim e sua oferta. Por isso Caim ficou furioso e fechou a cara.

Ora essa, por que será que Deus aceitou a oferta de Abel e rejeitou a de Caim?

Veja que esta questão não é apenas curiosa, mas de funda­mental importância para que sua oferta seja aceita por Deus. Já imaginou? Você se esforça, dá um duro danado traba­lhando, ganha seu dinheiro suado e, na hora de fazer a coisa certa — no nosso caso, dar a sua oferta na igreja — vai que Deus não aceita? Seria horrível, não?

O que vejo que aconteceu aqui é que Caim deu por dar. Sabe aquela coisa de apenas “cumprir tabela”? Já que preciso dar, aí está, Senhor. Estou trazendo a minha oferta.

Vejo aqui que o coração de Caim estava distante de Deus. E a Bíblia diz que tudo o que gente fizer deve fazer de todo o coração, como sendo para o próprio Deus. Isso está escrito em Colossenses 3.23. Foi aí que Caim pisou na bola. Ele não escolheu o que era de melhor do fruto da terra. E ainda deu por mera obrigação.

Por outro lado, veja como foi que Abel fez: completa­mente diferente de Caim. Ele trouxe as partes gordas, ou seja, a melhor parte. E das primeiras crias. O que significa que ele não ficou esperando. Ele deu prioridade à sua oferta. É o que Bíblia chama de primícia. A primeira coisa a fazer quando ganhamos o dinheiro.

Conclusão: Decida exercer a generosidade da maneira correta. Dê assim que você ganhar o seu dinheiro. Não faça nada antes de exercer sua generosidade, principal­mente com seu dízimo ou sua oferta. Além disso, dê com amor e não por obrigação, para não correr o risco de fra­cassar como Caim. O amor está acima de todas as coisas. Tudo o que fazemos deve ser feito com amor.

Um abraço do seu amigo,

Paulo de Tarso

- Faça como centenas de pessoas já fizeram. Acesse nosso portal, cadastre seu e-mail e receba as melhores informações da Bíblia para sua vida financeira. Saiba mais detalhes em: https://financasparaavida.com.br/.