São Paulo,23/10/2024

Os fragmentos individuais da píxide de marfim encontrados em um santuário de mármore foram apresentados como um panorama

The Christian Post
    Arqueólogos descobrem uma representação de Moisés, de 1.500 anos, recebendo os Dez Mandamentos Universidade de Innsbruck

Arqueólogos descobriram uma relíquia de 1.500 anos no sul da Áustria que eles acreditam retratar Moisés recebendo os Dez Mandamentos e a Ascensão de Jesus Cristo.

Durante as escavações de uma igreja no cume do Burgbichl, uma pequena colina no município de Irschen, arqueólogos da Universidade de Innsbruck, na Áustria, descobriram um santuário contendo uma caixa de marfim de 1.500 anos adornada com motivos cristãos. A descoberta foi feita pela primeira vez em agosto de 2022.

A escola disse recentemente declaração anunciando a descoberta de que arqueólogos fizeram escavações em Irschen, que faz parte do Vale do Drava da Caríntia, desde 2016.

"Conhecemos cerca de 40 caixas de marfim deste tipo em todo o mundo e, tanto quanto sei, a última vez que um deles foi encontrado durante escavações foi há cerca de 100 anos. —, as poucas píxes que existem são preservadas em tesouros de catedrais ou exibidas em museus," o arqueólogo principal Gerald Grabherr disse.

Um dos motivos mostra um homem virando a cabeça com uma mão subindo do céu acima dele. Ele parece também estar colocando algo entre os braços da pessoa, juntamente com representações de figuras bíblicas.

"Esta é a representação típica da entrega das leis a Moisés no Monte Sinai, o início da aliança entre Deus e o homem do Antigo Testamento", disse Grabherr.

O motivo final mostra um homem em uma carruagem com dois cavalos presos a ela com um arnês e inclui a mesma mão saindo das nuvens, puxando uma figura para o céu.

"Nós assumimos que esta é uma representação da ascensão de Cristo, o cumprimento da aliança com Deus", afirmou Grabherr.

"A representação de cenas do Antigo Testamento e sua conexão com cenas do Novo Testamento é típica da antiguidade tardia e, portanto, se encaixa em nossa píxide; no entanto, a representação da Ascensão de Cristo com uma chamada biga, uma carruagem de dois cavalos, é muito especial e até então desconhecida."

Os pesquisadores descobriram duas igrejas cristãs, uma cisterna e os pertences pessoais dos habitantes anteriores do assentamento.

No final do Império Romano, os colonos residiam no topo de colinas que eram mais fáceis de defender, abandonando o vale, explicou Grabherr.

Os pesquisadores investigarão a origem do marfim, os componentes metálicos e as partes de madeira que também foram descobertas na caixa de mármore.

"O significado arqueológico e histórico-artístico da píxide não pode ser negado", disse Grabherr.