Quais ensinamentos podemos aprender com Neemias?

Ele era um homem justo e fiel a Deus. Conheça a sua história

Por Universal.org 14/01/2020 - 09:00 hs
Foto: Pixabay, Richardprins (Wikimedia), Adolf Hult (Wikimedia)

Quando conhecemos a história de Neemias, na Bíblia, logo nos admiramos com a sua personalidade. Ele era um homem justo, fiel a Deus e um excelente líder. Seus diários pessoais formaram a base para o livro bíblico que leva o seu nome, e, deste, muitas lições valiosas podem ser extraídas para a nossa vida.

Como era o mundo nos tempos de Neemias?

O contexto em que se passa a história de Neemias é bastante problemático. Depois, da morte do rei Salomão, filho de Davi, o povo hebreu se dividiu em Reino do Norte (Israel) e Reino do Sul (Judá). E nesses dois lugares, ao longo do tempo, os reis e os habitantes alternavam entre a obediência e a desobediência a Deus.


Por causa disso, o Altíssimo fez diversas advertências contra os reis e o povo, com o intuito de alertá-los sobre os perigos do pecado. Mas, as pessoas insistiam em se distanciar de Seus ensinamentos. Como consequência, as dez tribos que formavam o Reino do Norte foram espalhadas pelos assírios – um povo brutal que humilhava os inimigos – e o Reino do Sul ficou cativo na Babilônia durante 70 anos.

Entretanto, o Santíssimo teve misericórdia de Seu povo e explicou que os traria de volta. Com relação ao Reino do Sul, em 539 antes de Cristo (a.C.), o rei Ciro, da Pérsia, dominou a Babilônia e permitiu que os hebreus retornassem para Jerusalém. Esse primeiro grupo foi conduzido por Zorobabel, um descendente direto do rei Davi. Posteriormente, houve um segundo grupo liderado por Esdras, que era um sacerdote e escriba. E, por fim, aparece Neemias nessa história.

Neemias era um copeiro do rei

Ele trabalhava como copeiro do rei Artaxerxes, da Pérsia. Um copeiro era responsável por preparar a mesa do palácio para as refeições. Além disso, era ele quem experimentava a bebida do rei para evitar que este fosse envenenado. Portanto, Neemias era uma pessoa de muita confiança.


Embora a tarefa de Neemias fosse simples de ser executada, o que chama atenção em seu comportamento é o caráter que ele apresentava. Assim como Artaxerxes confiava a sua própria vida em Neemias, Deus também confiou que ele cuidaria bem de Seu povo.

De copeiro a governador em Jerusalém

Certo dia, o irmão de Neemias o avisou que o povo hebreu estava sofrendo na região de Jerusalém. O copeiro ficou muito triste e, por causa disso, orou e jejuou a Deus. Então, ele decidiu pedir permissão para que Artaxerxes o liberasse para ajudar aquelas pessoas. Felizmente, o rei persa aceitou o pedido.

Desafios pelo caminho

Porém, a tarefa não foi fácil. Neemias se juntou a Esdras e eles promoveram uma reforma espiritual, conduzindo o povo novamente para a direção do Senhor. Igualmente, Neemias liderou a construção do muro de proteção da cidade. Mas, nesse ínterim, ele foi perseguido por outros povos que não queriam o sucesso da construção. Foram promovidas tramas e falsas acusações para desestabilizar Neemias e o povo. Todavia, a edificação ficou pronta em 52 dias. Vale acrescentar que, durante esse desafio, Neemias sempre buscava a proteção de Deus.