Seja bem-vindo
São Paulo,05/12/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Trump e Biden: Transição de Governo marca início de nova era na Casa Branca

    Após troca de farpas, presidente eleito Donald Trump é recebido por Joe Biden na Casa Branca para iniciar o processo de transição

    Poder 360° | CNN Brasil | Correio Braziliense
    Trump e Biden: Transição de Governo marca início de nova era na Casa Branca Saul Loeb / AFP

    Em um cenário inusitado para quem acompanhou os últimos embates públicos entre os dois, o presidente Joe Biden recebeu Donald Trump na Casa Branca para dar início à tradicional transição de governo, marcada por um encontro no Salão Oval. A reunião, que durou quase duas horas, teve o objetivo de formalizar o processo de transferência de informações e documentos sigilosos, crucial para garantir uma transição suave entre os mandatos.

    Ao contrário do que ocorreu em 2020, quando Trump negou a vitória de Biden e dificultou a transição, o atual presidente seguiu as normas tradicionais e fez o gesto simbólico de acolher o futuro POTUS (Presidente dos Estados Unidos). Esse momento de aparente concórdia também sinaliza a intenção de Biden de colaborar na passagem de poder, que ocorrerá oficialmente em 20 de janeiro de 2025, data marcada para a posse de Trump, que terá ao seu lado Melania Trump e sua equipe.

    A política e os bastidores

    O encontro também revelou os primeiros passos da administração de Trump para o próximo mandato, com o anúncio de nomes que farão parte de seu gabinete, com figuras como Elon Musk, Marco Rubio e um ex-apresentador da Fox News. Musk, CEO da Tesla e figura central nas discussões sobre inovação tecnológica, foi nomeado para liderar o Departamento de Eficiência Governamental — um movimento que, por coincidência ou não, gerou um “efeito Musk” nas criptomoedas.

    A Dogecoin, a famosa criptomoeda que Musk tem frequentemente defendido, experimentou uma disparada impressionante de 157% após o anúncio, alcançando um valuation de US$ 53 bilhões, o que supera o valor de mercado da gigante automobilística Ford. O nome do departamento (Department of Government Efficiency) com a sigla DOGE, coincidentemente, alinhou-se com a moeda digital e contribuiu para essa valorização.

    Novos tempos, novos desafios

    Com a maioria republicana prevista para o Congresso, tanto na Câmara quanto no Senado, espera-se que o governo de Trump traga mudanças significativas nas políticas econômicas e sociais dos EUA, e a escolha de figuras como Musk só aumenta as expectativas sobre como o governo irá lidar com questões de inovação, tecnologia e mercado financeiro.

    O cenário que se desenha é de uma administração republicana focada na reforma do ambiente governamental e no estímulo à eficiência do setor público, em meio a um contexto de transição política e social que promete continuar a impactar a economia global, especialmente no setor de criptomoedas.

    Este momento da política americana segue dando o que falar, com uma Casa Branca pronta para abraçar mudanças em um novo ciclo governamental.




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.