Peça teatral "Missa do Pecado" em Universidade Pública
Um grande desrespeito à fé de muitos brasileiros, o que jamais deveria ser objeto de escárnio e provocações
NOTA DE REPÚDIO
PEÇA TEATRAL “MISSA DO PECADO” EM UNIVERSIDADE PÚBLICA
RESUMO
O perfil de Instagram da UFRGS Notícias anunciou publicamente a realização da peça intitulada “Missa do Pecado”, com convite da fictícia “Profana Igreja da Insurreição da Carne”.* Promovido pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul na Mostra Anual de Teatro do Departamento de Arte Dramática da referida universidade, o evento está marcado para ocorrer entre hoje (dia 30 de agosto) a 1º de setembro, na capital Porto Alegre.
MANIFESTAÇÃO
É sempre relevante salientar que o Cristianismo é a religião de quase 90% da população brasileira. Apesar do exponencial crescimento evangélico, que deve se tornar maioria nas próximas décadas, o Catolicismo Romano ainda é a denominação de mais da metade dos brasileiros. Assim, infelizmente, a afronta dos promotores da peça teatral não está apenas atacando a crença da maioria da população, mas também escarnecendo publicamente da fé com provocações que claramente vilipendiam atos religiosos sagrados, tal qual a missa o é para os Católicos.
Na fé Católica, a Missa é o momento mais sagrado. A peça, simplesmente, ousa substituir Jesus no sacramento da Eucaristia pelo pecado, o que mais atenta contra a pessoa de Deus. É importante apontar que, em tese, pode estar sendo cometido crime contra o sentimento religioso, nos termos do artigo 208, do Código Penal, que tipifica o escárnio de crença e o vilipêndio de ato ou do objeto de culto religioso.
Desse modo, a União Nacional de Pastores Evangélicos manifesta seu total repúdio à peça teatral “Missa do Pecado”, haja vista que representa um grande desrespeito à fé de muitos brasileiros, o que jamais deveria ser objeto de escárnio e provocações.
São Paulo, 30 de agosto de 2024.
Bp. Eduardo Bravo - Presidente da UNIGREJAS
* https://www.instagram.com/p/C--k-yRJYdg/?igsh=bWZpanlvdjI1ZWFj&img_index=1.
COMENTÁRIOS