“Para que se cumprisse a Palavra do profeta Isaías, que diz: Senhor, quem creu na nossa pregação? E a quem foi revelado o Braço do Senhor?” João 12:38
“Quem crê em Mim, como diz a Escritura, rios de Água Viva correrão do seu ventre. E isto disse ELE do Espírito que haviam de receber os que nELE cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.” João 7:38-39
O Braço do Senhor representa o Seu poder, que só pode ser revelado por intermédio da pregação correta e clara das Escrituras. No Egito, o Seu Braço foi estendido para livrar os hebreus (Êx 13.3), e agora se estende novamente a toda a humanidade por intermédio do Senhor Jesus. Esse Braço poderoso deseja salvar a todos, mas só pode socorrer e dar vida eterna àqueles que ouvem e obedecem à Palavra de Deus.
A festa dos Tabernáculos celebrava os quarenta anos de peregrinação da nação de Israel no deserto, onde jamais deixou de ser sustentada e protegida por Deus. Para relembrar esse período, durante os dias da festa, o povo habitava em tendas e fazia rituais, como tirar água do tanque de Siloé para as ofertas de libação. Além disso, um sacerdote se encarregava de encher um jarro de ouro com a água do tanque. Em seguida, ele era acompanhado por uma multidão festiva até chegar ao Templo, onde derramava a água sobre a base do Altar. Essa água representava a água da rocha no deserto e também as fontes de Salvação que seriam oferecidas pelo Messias (Is 12.3). Aproveitando esta festa, o Senhor Jesus anunciou que todos os que crerem em Sua Palavra fluirão rios do seu interior, ou seja, terão vida plena nEle. Mas, para isso, é necessário crer de acordo com o que está escrito nas Escrituras, e não segundo as próprias opiniões. Embora o povo, nas dependências do Templo, não compreendesse, o Próprio Messias fluía rios de Salvação na presença de todos (Ez 47.1-9; Zc 13.1).
O Espírito Santo seria dado em Sua plenitude após o Senhor Jesus ascender e entrar novamente na glória do Pai. Quando Ele subiu, o Seu Espírito desceu no Pentecostes (At 2.1-4). Assim, todos os que usufruem dessa promessa maravilhosa são como mananciais de vida para os sedentos deste mundo.
COMENTÁRIOS