• São Paulo, 05/07/2025
    • A +
    • A -

    Banco Central adia lançamento do Pix automático para junho de 2025

    Marcello Casal Jr./Agência Brasil
    Banco Central adia lançamento do Pix automático para junho de 2025 Noticias R7 Economia

    O Banco Central anunciou nesta segunda-feira (22) que o lançamento do Pix Automático será em 16 de junho de 2025. A previsão inicial era de que a modalidade fosse disponibilizada para o público em 28 de outubro deste ano. O motivo do adiamento não foi detalhado pelo BC.

     Na prática, o novo modelo de pagamento será semelhante ao débito automático, que pode ser autorizado nas contas bancárias, com a diferença de que poderá ser feito por Pix.


    A nova funcionalidade poderá ser usada para fazer pagamentos, como contas de água, luz, telefone, condomínio, escola, plano de saúde etc. A pessoa só precisa dar autorização prévia para o início das cobranças. Depois, os débitos serão feitos automaticamente.


    A principal vantagem em relação ao débito automático, conforme a autoridade monetária, além da instantaneidade nas transações, será a não cobrança de tarifas, no caso de pessoas físicas. O Pix automático poderá alcançar uma quantidade maior de usuários, na comparação com o débito automático.

    Para quem recebe o dinheiro — as empresas —, o BC afirma que o Pix automático tem o potencial de aumentar a eficiência, diminuir os custos dos procedimentos de cobrança e reduzir a inadimplência.


    Diferenças entre o Pix automático e o débito automático

    1-Agendamento de contas, como as de luz, telefone, escola e condomínio, poderá ser feito pelo Pix.

    2- Não haverá cobrança de tarifas, no caso de pessoas físicas.


    3- A forma de pagamento poderá alcançar um número maior de usuários.

    4- As transações serão feitas de forma instantânea.


    5- Poderá aumentar a eficiência, diminuir custos dos procedimentos de cobrança e reduzir a inadimplência.


    Como vai funcionar

    Quem tem conta bancária e desejar aderir ao Pix automático precisará apenas informar à empresa (concessionária de energia ou administradora do condomínio, por exemplo) que quer adotar a nova modalidade. A empresa, por sua vez, deverá enviar a proposta do Pix automático ao cliente, via notificação. Estando de acordo, o cliente poderá aderir ao pagamento instantâneo.


    O Pix automático será oferecido a pessoas físicas e jurídicas. No caso de pessoas físicas, a oferta da modalidade será obrigatória aos bancos e gratuita para os clientes. Já para as pessoas jurídicas, os bancos poderão escolher se desejam ou não disponibilizar esse tipo de pagamento para cada empresa.




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.