São Paulo,23/10/2024

Homem cristão condenado à morte por blasfêmia após motim muçulmano em Jaranwala

Homem cristão condenado à morte por blasfêmia após motim muçulmano em Jaranwala Freepik

Um tribunal paquistanês condenou Ehsaan Shan Masih, um cristão de 28 anos, até a morte por supostamente republicar conteúdo blasfemo nas redes sociais que desencadeou um dos mais graves ataques de multidões contra cristãos em Jaranwala, província de Punjab, em agosto passado.

Em agosto de 2023, Jaranwala testemunhou o incêndio de dezenas de lares cristãos e igrejas depois que surgiram acusações contra dois homens cristãos que teriam sido vistos desfigurando o Alcorão. Estes acontecimentos transformaram-se em graves conflitos comunitários, com mais de 100 indivíduos detidos, embora nenhum tenha sido condenado até à data.

Ehsaan Shan, que não estava diretamente envolvido na suposta profanação, compartilhou as páginas controversas em seu TikTok, uma ação que seu advogado Khurram Shahzad afirma ter levado injustamente à sentença de morte proferida por um tribunal de Sahiwal no sábado.

O advogado de Shan anunciou planos de recorrer da decisão.

De acordo com o grupo de vigilância Center for Legal Aid Assistance & Settlement, com sede no Reino Unido, a decisão anunciada segunda-feira pelo Juiz Especial Ziaullah Khan do Tribunal Antiterrorismo inclui uma pena de prisão de 22 anos e uma multa de Rs1 milhão ($3.500).

"Este é um julgamento religiosamente motivado e tendencioso", disse Nasir Saeed, diretor da CLAAS-UK, em comunicado. "A juventude está sendo transformada em bode expiatório para justificar a libertação dos detidos por atacarem e queimarem igrejas e lares cristãos."

"A comunidade cristã no Paquistão enfrenta graves injustiças, vivendo com medo constante pelas suas vidas, propriedades e locais de culto", acrescentou Saeed. "Este veredicto simboliza a morte virtual de todos os cristãos no Paquistão hoje. Um jovem cristão foi bode expiatório pela violência e destruição que ocorreram em Jaranwala."

De acordo com Amir Farooq, o policial que prendeu Shan, o acusado compartilhou "o conteúdo odioso em um momento delicado", piorando a situação já volátil. O violência não viu vítimas, mas forçou muitos cristãos a fugir de suas casas.

Um padre local na área de Sahiwal, Naveed Kashif, expressou a sua consternação com a severidade da sentença, especialmente dada a aparente falta de ação contra aqueles diretamente envolvidos nos ataques da multidão.

A resposta imediata das autoridades locais evitou uma crise maior, como articulado anteriormente pelo Bispo Abraham Daniel da Igreja Batista Sahiwal. Ele destacou o medo generalizado dentro da comunidade cristã e enfatizou a natureza inadvertida da ação de Shan, observando seu analfabetismo e falta de consciência sobre a gravidade de suas ações.

As repercussões da violência em Jaranwala foram profundas. Casas e igrejas foram significativamente danificadas, com as promessas governamentais de reconstrução e compensação materializando-se lentamente. O Ministro-Chefe interino do Punjab anunciou uma compensação monetária para as famílias afectadas, mas a recuperação total continua a ser uma realidade distante para muitos.

A situação continua tensa, com a comunidade cristã a apelar à justiça e a uma melhor proteção ao abrigo da lei paquistanesa.

As leis de blasfêmia no Paquistão são rigorosas, com a pena de morte sendo um resultado legal, embora nenhuma execução por blasfêmia tenha sido relatada até agora.

A sentença ocorre semanas depois que a Assembleia Nacional do Paquistão aprovou um resolução garantir a segurança de todos os cidadãos, incluindo as minorias religiosas, na sequência de um incidente horrível em que um turista local foi torturado e morto no Vale do Swat, na província de Khyber Pakhtunkhwa, após ser acusado de profanar uma cópia do Alcorão.

A vítima do último linchamento o incidente do mês passado, identificado apenas como um turista da província de Punjab, foi espancado por uma multidão enfurecida que invadiu uma delegacia de polícia no Vale do Swat, onde foi detido, arrastou-o para fora e incendiou seu corpo.

Semanas antes, na cidade de Sargodha, havia uma comunidade cristã atacado por uma violenta multidão muçulmana na província de Punjab, no leste do Paquistão, instigada por um clérigo local sobre alegações de blasfêmia e levando a violência significativa e danos materiais.

Paralelamente às ações da Assembleia Nacional, a Assembleia do Punjab também aprovou uma resolução semelhante.

Os processos legais sobre a blasfêmia no Paquistão geralmente precedem as ações da multidão com base em rumores ou reclamações, com muitos desses casos resultando em nenhuma consequência séria para os perpetradores. Isso foi observado em relatórios dos EUA. Comissão de Liberdade Religiosa Internacional, criticando a frequente impunidade em tais casos.

Ao abrigo das leis sobre a blasfémia no Paquistão, a pena de morte pode ser aplicada por insultar o Islão. Não contém nenhuma disposição para punir um falso acusador ou uma falsa testemunha.

Em 2011, o governador de Punjab. Salman Taseer estava assassinado pelo seu guarda-costas por se manifestar contra as leis da blasfémia.

Nesse mesmo ano, Asia Bibi, uma cristã mãe de cinco filhos, foi condenada à morte por suposta blasfêmia, provocando indignação internacional, levando a sua absolvição em 2018, depois de passar oito anos no corredor da morte.