Seja bem-vindo
São Paulo, 17/07/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Conheça os principais Benefícios do alho porró

    Fonte: Tua Saúde
    Conheça os principais Benefícios do alho porró Pixabay

    O alho-poró, também conhecido simplesmente como alho-francês, é uma hortaliça versátil e saborosa amplamente utilizada na culinária ao redor do mundo. Pertencente à mesma família que a cebola e o alho, porém com um sabor mais suave e delicado, o alho-poró é caracterizado por seu talo longo e cilíndrico, composto por várias camadas que se sobrepõem. 

    Originário da região do Mediterrâneo e Ásia Menor, o alho-poró ganhou popularidade global devido ao seu sabor único e à sua capacidade de complementar uma variedade de pratos, desde sopas e ensopados até saladas, massas e tortas. Sua textura macia e seu aroma suave tornam-no um ingrediente bastante apreciado por chefs e cozinheiros. 

    Além de seu uso culinário, o alho-poró possui também valor nutricional significativo, sendo uma boa fonte de vitaminas, minerais e fibras. Com baixo teor calórico e rico em antioxidantes, é uma excelente opção para quem busca uma alimentação saudável e saborosa. 

    Os principais benefícios do alho-poró para a saúde são: 

    1. Preveni o envelhecimento precoce 

    Por conter boas quantidades de betacaroteno e vitamina C, nutrientes que têm ação antioxidante, o alho-poró combate os radicais livres, impedindo os danos às células saudáveis da pele e prevenindo, assim, o envelhecimento precoce. 

    2. Favorece o emagrecimento 

    O alho-poró é rico em água e fibras que ajudam a aumentar a sensação de saciedade entre as refeições, reduzindo, por isso, a ingestão de alimentos e favorecendo o emagrecimento. 

    Além disso, por ser pobre em calorias, o alho-poró é um alimento muito útil para adicionar às dietas de emagrecimento. 

    3. Evita doenças cardiovasculares 

    O alho-poró é rico em compostos bioativos antioxidantes e anti-inflamatórios, como carotenoides, kaempferol e alicina, que mantém a saúde das artérias e ajudam a diminuir os níveis de colesterol no sangue, evitando, assim, o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como aterosclerose, infarto ou AVC. 

    4. Mantém a saúde dos olhos 

    O alho-poró fornece boas quantidades de luteína e zeaxantina, carotenoides com atividade antioxidante que previnem o estresse oxidativo e o envelhecimento dos olhos, mantendo a saúde dos olhos e evitando o desenvolvimento de algumas doenças como catarata e degeneração macular, que é uma condição que pode prejudicar a visão.  

    5. Preveni a diabetes

    A inulina, presente em boas quantidades no alho-poró, é uma fibra que ajuda retarda a absorção dos carboidratos dos alimentos, equilibrando os níveis de glicose no sangue e ajudando, assim, a prevenir a resistência à insulina e a diabetes.   

    6. Regula a pressão arterial 

    O alho-poró ajuda a regular a pressão arterial, porque contém magnésio e potássio, minerais que relaxam os vasos sanguíneos e promovem a eliminação do excesso de sódio pela urina. Assim, o alho-poró pode ser incluído na dieta para complementar o tratamento da pressão alta ou para prevenir esta condição. 

    7. Combate a prisão de ventre 

    Por ser rico em fibras que promovem o aumento do volume das fezes, facilitando o trânsito intestinal, o alho-poró combate a prisão de ventre, principalmente quando é acompanhado da ingestão adequada de água e uma alimentação saudável.   

    8. Preveni a osteoporose 

    O alho-poró é rico em vitamina K, um nutriente necessário para a fixação do cálcio nos ossos, sendo importante para o crescimento e a formação óssea em crianças e a manutenção da saúde dos ossos na idade adulta, prevenindo o desenvolvimento de osteoporose.   

    9. Fortalece o sistema imunológico 

    O alho-poró fortalece o sistema imunológico por conter boas quantidades de inulina, um tipo de fibra com propriedades probióticas que promovem o crescimento de bactérias benéficas para a flora intestinal, reduzindo as inflamações e ajudando a combater infecções causadas por vírus, fungos e bactérias. 

    10. Ajuda a prevenir o câncer 

    Contendo vitamina C, carotenoides e outros compostos antioxidantes, o alho-poró, quando é consumido regularmente e junto com práticas alimentares saudáveis, ajuda a prevenir o desenvolvimento do câncer. Isso porque esses compostos bioativos impedem que os radicais livres se acumulem no corpo e danifiquem as células saudáveis do corpo. 

     O alho-poró não é apenas um ingrediente culinário versátil e saboroso, mas também uma fonte de nutrientes essenciais para a saúde.




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login