São Paulo, 27/07/2024

Defensores da liberdade religiosa exigem libertação do Egito de cristãos presos por usar o Facebook

Fonte: The Christian Post

Os defensores da liberdade religiosa estão pedindo ao governo egípcio que libere dois homens cristãos, Nour Girgis e Abdulbaqi Saeed Abdo, detidos sem julgamento desde 2021 por sua associação com uma página do Facebook que apoia indivíduos que se convertem do Islã ao cristianismo. As autoridades vincularam seu envolvimento a atividades terroristas.

Em novembro de 2021, Girgis, funcionário de uma empresa farmacêutica, foi convocado para uma delegacia sob o pretexto de questionamentos de rotina, disse o grupo de defesa legal ADF International, em um declaração.

Isso levou a uma detenção incomunicável por 40 dias, acrescentou o grupo, que apoia os esforços legais internacionais para a libertação dos homens. Posteriormente, Girgis foi transferido para uma Unidade de Terrorismo, onde foi informalmente acusado de liderar um grupo do Facebook chamado “ Al Abareen, ” significando “ cruzar ” em árabe, e cometendo blasfêmia contra o Islã.

Girgis sofreu repetidos interrogatórios, humilhação e tortura física sem uma data formal para o julgamento, impedindo a preparação adequada da defesa legal, disse Elizabeth Francis, consultora jurídica da equipe Global Religious Freedom da ADF International.

Saeed, originário do Iêmen, foi preso em dezembro de 2021 por suas atividades relacionadas ao mesmo grupo do Facebook e evangelismo público. Saeed foi submetido a transferências em várias instalações de detenção, sofrendo de graves problemas médicos agravados pelas más condições de confinamento. Sua família, incluindo um filho nascido durante sua detenção, recebeu apenas visitas esporádicas.

A situação legal de ambos os homens foi marcada por atrasos e adiamentos contínuos de seus julgamentos, levando a ADF International a levar seus casos ao cenário internacional.

O grupo diz que relatou a situação ao Grupo de Trabalho das Nações Unidas sobre Detenção Arbitrária, argumentando que as autoridades egípcias violaram os padrões do direito internacional por liberdade religiosa e direitos justos de julgamento.

Kelsey Zorzi, diretor de advocacia da ADF International pela Global Religious Freedom, enfatizou a responsabilidade do governo egípcio de aderir às suas obrigações internacionais de direitos humanos. “ Os direitos à liberdade religiosa, liberdade de expressão e um julgamento justo estão todos consagrados no direito internacional, e as autoridades egípcias violaram descaradamente esses direitos básicos detendo esses homens e prolongando sua prisão. Já é hora de esses homens serem libertados, disse ela.

Ex-EUA. O senador e embaixador-geral da liberdade religiosa internacional, Samuel Brownback, também comentou as implicações do caso.

“ A liberdade de religião e crença é um direito humano inalienável, digno da maior proteção. O que aconteceu com esses dois homens no Egito é inaceitável e uma violação inegável de seu direito de adorar livremente, disse ” Brownback, referindo-se à crescente hostilidade global em relação à religião e enfatizando a necessidade de advocacia contínua para proteger as minorias religiosas em todo o mundo.

Os incidentes de perseguição cristã no Egito variam de mulheres cristãs sendo assediadas enquanto caminham na rua para comunidades cristãs sendo expulsas de suas casas por multidões extremistas. Os cristãos são tipicamente tratados como cidadãos de segunda classe.

O governo do Egito fala positivamente sobre a comunidade cristã egípcia, mas a falta de aplicação da lei séria e a falta de vontade das autoridades locais em proteger os cristãos os deixam vulneráveis a todos os tipos de ataques. Igrejas e organizações não-governamentais cristãs são restritas em sua capacidade de construir novas igrejas ou administrar serviços sociais.