Seja bem-vindo
São Paulo, 27/07/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    O desafio de Elias no Monte Carmelo

    Fonte: Universal.org
    O desafio de Elias no Monte Carmelo Edu Moraes e Divulgação (Record TV)

    Localizado no noroeste de Israel, próximo à cidade de Haifa, encontra-se o Monte Carmelo, que faz parte de uma cadeia montanhosa. Essa região é repleta de história e cultura, sendo citada em diversas tradições religiosas, como Judaísmo, Cristianismo e Islamismo.

    Na bíblica em 1Reis 18:19-39 o Monte Carmelo é citado  por ser o cenário onde o profeta Elias confrontou os profetas de Baal. Neste período, Deus demonstrou seu poder ao enviar fogo do céu para consumir um sacrifício, evidenciando a soberania do Deus de Israel sobre os falsos ídolos.

    19 Agora, pois, manda reunir-se a mim todo o Israel no monte Carmelo; como também os quatrocentos e cinquenta profetas de Baal, e os quatrocentos profetas de Aserá, que comem da mesa de Jezabel.  

    20 Então Acabe convocou todos os filhos de Israel; e reuniu os profetas no monte Carmelo.

    21 Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu.  

    22 Então disse Elias ao povo: Só eu fiquei por profeta do Senhor, e os profetas de Baal são quatrocentos e cinquenta homens.

    23 Deem-se nos, pois, dois bezerros, e eles escolham para si um dos bezerros, e o dividam em pedaços, e o ponham sobre a lenha, porém não lhe coloquem fogo, e eu prepararei o outro bezerro, e o porei sobre a lenha, e não lhe colocarei fogo.

    24 Então invocai o nome do vosso deus, e eu invocarei o nome do Senhor; e há de ser que o deus que responder por meio de fogo esse será Deus. E todo o povo respondeu, dizendo: É boa esta palavra.

    25 E disse Elias aos profetas de Baal: Escolhei para vós um dos bezerros, e preparai-o primeiro, porque sois muitos, e invocai o nome do vosso deus, e não lhe ponhais fogo.

    26 E tomaram o bezerro que lhes dera, e o prepararam; e invocaram o nome de Baal, desde a manhã até o meio-dia, dizendo: Ah! Baal, responde-nos! Porém nem havia voz, nem quem respondesse; e saltavam sobre o altar que tinham feito.

    27 E sucedeu que ao meio-dia Elias zombava deles e dizia: Clamai em altas vozes, porque ele é um deus; pode ser que esteja falando, ou que tenha alguma coisa que fazer, ou que intente alguma viagem; talvez esteja dormindo, e despertará.

    28 E eles clamavam em altas vozes, e se retalhavam com facas e com lancetas, conforme ao seu costume, até derramarem sangue sobre si.

    29 E sucedeu que, passado o meio-dia, profetizaram eles, até a hora de se oferecer o sacrifício da tarde; porém não houve voz, nem resposta, nem atenção alguma.

    30 Então Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; e restaurou o altar do Senhor, que estava quebrado.  

    31 E Elias tomou doze pedras, conforme ao número das tribos dos filhos de Jacó, ao qual veio a palavra do Senhor, dizendo: Israel será o teu nome.  

    32 E com aquelas pedras edificou o altar em nome do Senhor; depois fez um rego em redor do altar, segundo a largura de duas medidas de semente.

    33 Então armou a lenha, e dividiu o bezerro em pedaços, e o pôs sobre a lenha.

    34 E disse: Enchei de água quatro cântaros, e derramai-a sobre o holocausto e sobre a lenha. E disse: Fazei-o segunda vez; e o fizeram segunda vez. Disse ainda: Fazei-o terceira vez; e o fizeram terceira vez;

    35 De maneira que a água corria ao redor do altar; e até o rego ele encheu de água.

    36 Sucedeu que, no momento de ser oferecido o sacrifício da tarde, o profeta Elias se aproximou, e disse: Ó Senhor Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme à tua palavra fiz todas estas coisas.

    37 Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo conheça que tu és o Senhor Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração.  

    38 Então caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego.  

    39 O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus!

    Em seguida, diante do altar, Elias clama a Deus de joelhos. Um grosso feixe de fogo cai sobre o holocausto consumindo a lenha e as pedras, inclusive a água, formando um círculo de fogo ao redor do altar.

    Todos se maravilham, as mulheres se abraçam e os soldados vibram, enquanto Acabe fica perplexo.

    Aqui está um resumo do episódio:

    Desafio de Elias: Elias, um profeta de Deus, propõe um desafio aos profetas de Baal no Monte Carmelo para determinar quem é o verdadeiro Deus. Ele sugere que ambos preparem altares sem acender fogo. O verdadeiro Deus responderá enviando fogo do céu para consumir o sacrifício.

    Preparação dos Altares: Os profetas de Baal preparam seu altar e clamam por Baal desde a manhã até a tarde, sem receber resposta alguma. No entanto, Elias prepara o altar do Senhor, faz uma breve oração e pede que Deus demonstre Seu poder.

    Intervenção Divina: Deus atende à oração de Elias ao enviar fogo do céu que consome o sacrifício, a lenha, as pedras e até mesmo a água ao redor do altar. Isso confirma para todos os presentes que o Senhor é o único e verdadeiro Deus.

    Após mostrar seu poder, Elias ordena a captura e execução dos profetas de Baal, simbolizando assim a restauração da adoração a Deus em Israel. Com a finalização desse evento no Monte Carmelo, é evidenciada a superioridade de Deus sobre os falsos deuses, incentivando o arrependimento e o retorno à fé verdadeira do povo de Israel.





    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login