Seja bem-vindo
São Paulo, 27/07/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Chuvas no RS: Como lidar com o sofrimento

    A UNIÃO NACIONAL DAS IGREJAS E PASTORES EVANGÉLICOS renova, assim, o pedido de oração e intercessão pelo Rio Grande do Sul


    Chuvas no RS: Como lidar com o sofrimento Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil

    PALAVRA DO PRESIDENTE

    CHUVAS NO RS: COMO LIDAR COM O SOFRIMENTO

    Durante as duas últimas semanas, temos visto muitas imagens na mídia e nas redes sociais da tragédia que assola o estado do Rio Grande do Sul. A inundação continua em muitas cidades, inclusive na capital Porto Alegre, enquanto em algumas cidades já é possível ver as águas baixando e o rastro de destruição deixado. 

    Em meio a esse cenário, histórias tristes vão se multiplicando. Ouvimos de pessoas que perderam seus móveis, suas casas inteiras, seus negócios, e centenas perderam seus entes queridos. Assim, uma grande enchente não são apenas imagens chocantes, mas são histórias de vidas destroçadas.

    Contudo, como o cristão deve lidar com o sofrimento? Afinal, a vida com Cristo não deveria ser perfeita? Já paramos para pensar quantos crentes foram atingidos pelas enchentes no sul do Brasil? Por que Deus está permitindo isso?

    A questão do sofrimento e da existência do mal é uma das mais difíceis de responder, sendo que teólogos e pastores têm diferentes respostas e explicações. Inclusive, esse é o tema principal de dois livros da Bíblia: Jó e Lamentações de Jeremias. Neste, o profeta Jeremias lamenta a queda de Jerusalém enquanto vê o povo de Deus sendo levado em exílio. 

    Jó, por sua vez, assim como muitos afetados pela enchente no Estado gaúcho, perdeu absolutamente tudo que tinha - bens, meio de subsistência e filhos, tendo-lhe restado doenças e sua esposa que tenta colocá-lo contra Deus: “Ainda conservas a tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre!”. Porém, “em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios”. (Jó 2.9-10). Ao final, o livro não oferece explicação para tanto sofrimento, apenas aponta para a Soberania de Deus. E é importante lembrar que Jó é descrito pelo próprio Senhor como um homem íntegro e justo, ou seja, ele não estava sendo punido por algum pecado, tal qual seus amigos tentavam lhe atribuir.

    Portanto, é realmente muito complexa a situação do sofrimento humano e porque Deus o permite. A grande tragédia que se abateu sobre o Rio Grande do Sul pode ser explicada de muitas maneiras pelo olhar humano, seja por fenômenos meteorológicos naturais, quer seja por mudanças climáticas, ou qualquer outra análise científica. No entanto, o que podemos saber com certeza é que o Senhor não perdeu o controle sobre os acontecimentos, e que Cristo nos ensina a amar ao próximo e ajudar aqueles que estão em necessidade. 

    A UNIÃO NACIONAL DAS IGREJAS E PASTORES EVANGÉLICOS renova, assim, o pedido de oração e intercessão pelo Rio Grande do Sul. Clamemos a Deus para visitar aqueles que estão em sofrimento. Quem deseja contribuir com generosidade para trazer alívio e esperança às vidas afetadas, pode fazê-lo junto conosco, através do PIX: social@unigrejas.com

    Nossa esperança está e estará sempre em Deus, conforme declara o Salmo 46:

    “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares; ainda que as águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os montes se estremeçam. Há um rio, cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo.”

    São Paulo, 17 de maio de 2024. 

    Bp. Eduardo Bravo - Presidente da UNIGREJAS





    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login