Seja bem-vindo
São Paulo, 29/04/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Lidar com a Geração Z apresenta desafios únicos para o mercado de trabalho

    Desavença entre gerações é algo comum no ambiente corporativo.

    Fonte: Advogado Weydson/CNN/Terra
    Lidar com a Geração Z apresenta desafios únicos para o mercado de trabalho Freepik

    Lidar com a Geração Z é desafio para 68% do mercado de trabalho, aponta relatório


    Lidar com a Geração Z, nascida aproximadamente entre meados dos anos 1990 e meados dos anos 2010, certamente apresenta desafios únicos para o mercado de trabalho. Essa geração cresceu em um mundo digital, altamente conectado e diversificado, o que influenciou suas expectativas, valores e formas de se comunicar e trabalhar.


    De acordo com a pesquisa, “a GenZ tem sido responsabilizada pelas outras gerações pela falta de comprometimento e impaciência na carreira”.


    Aqui estão alguns dos desafios que as empresas podem enfrentar ao lidar com a Geração Z:


    Expectativas e valores diferentes


    A Geração Z valoriza a autenticidade, a diversidade, a responsabilidade social e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional de maneira diferente de gerações anteriores. As empresas precisam adaptar suas estratégias de recrutamento, retenção e cultura organizacional para atender a essas expectativas.


    Tecnologia como parte integrante


    Para a Geração Z, a tecnologia é uma parte essencial da vida cotidiana. Eles esperam trabalhar em ambientes que usem tecnologia de forma eficaz para facilitar o trabalho e a colaboração.


    Feedback e reconhecimento constantes


    A Geração Z tende a valorizar o feedback regular e o reconhecimento pelo trabalho realizado. As empresas podem precisar ajustar suas práticas de gerenciamento de desempenho para fornecer feedback mais frequente e reconhecimento tangível.


    Flexibilidade e oportunidades de desenvolvimento


    Os membros da Geração Z valorizam a flexibilidade no local de trabalho e oportunidades de desenvolvimento profissional. Eles tendem a valorizar a aprendizagem contínua e o crescimento na carreira.


    Comunicação e colaboração digital


    Como são nativos digitais, a Geração Z tende a preferir a comunicação digital e a colaboração em equipe por meio de ferramentas online. As empresas precisam oferecer plataformas e sistemas que facilitem essa comunicação e colaboração.


    Para o mercado de trabalho, compreender e adaptar-se às necessidades e expectativas da Geração Z é essencial para atrair, reter e motivar talentos dessa faixa etária. Isso pode envolver a implementação de políticas e práticas mais flexíveis, investimentos em tecnologia e uma cultura organizacional que valorize a diversidade, a inclusão e o crescimento pessoal e profissional.


    O relatório da GPTW aponta que, em 2023, pela primeira vez em sua série histórica, — iniciada há seis anos — a saúde mental foi o principal desafio para a gestão de pessoas no ano, indicada por 36,9% dos respondentes.

    A pesquisa revela que 96,9% das pessoas consideram a saúde mental e emocional um tópico importante na gestão de pessoas.

    Contudo, a percepção é de que menos da metade (47,2%) das empresas investe em maneiras de tratar seus funcionários, o que, por sua vez, reforça o movimento de saída da empresa.





    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login