Qual a diferença entre hortelã e menta?
É do time que tem dificuldades para diferenciar a menta da hortelã?
De acordo com a especialista, há mais de 20 variedades dessas plantas, incluindo a mentha piperita (conhecida como hortelã) e a mentha spicata (o que nós chamamos de menta). Embora ambas pertençam ao mesmo gênero ("elas podem até cruzar e dar origem a novas espécies na natureza", afirma Laís), elas apresentam diferenças tanto na aparência quanto no sabor.
No fim das contas, como podemos distinguir os dois tipos? "As folhas da menta [mentha spicata] têm uma aparência mais suave e um formato mais alongado e pontiagudo. Por outro lado, as folhas da hortelã [mentha piperita] são mais rugosas e menores."
Folhas de menta possuem formato mais alongado e pontiagudo
Quanto ao sabor, a diferença mais marcante, a menta é muito mais delicada e suave que a hortelã. Sobre os benefícios, são muitos: a menta é indicada para quem possui problemas respiratórios, pois facilita a abertura das vias aéreas. Também é conhecida por ser uma planta com propriedades digestivas, auxiliando na indigestão ou estimulação do apetite. A hortelã também possui propriedades digestivas e pode auxiliar no combate a enjoos e enxaqueca. Além disso, é forte aliada ao sistema imunológico, uma vez que possui nutrientes e antioxidantes em suas folhas.
Gostaria de saber como usar essas ervas no cotidiano? A hortelã e a menta podem ser utilizadas em várias receitas, como saladas, suco de abacaxi, sucos detox e chás, como o de gengibre. Quanto à hortelã, você pode experimentá-la no quibe assado, em saladas de frutas, sorvetes e mousses, especialmente os que têm chocolate.
COMENTÁRIOS