Seja bem-vindo
São Paulo, 04/03/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Quais são alguns fatos da geografia que a maioria desconhece

    Neste texto, você vai viajar através dessas curiosidades interessantes


    Quais são alguns fatos da geografia que a maioria desconhece Reprodução

    Desde as profundezas abissais dos oceanos até os picos mais elevados das montanhas, o nosso mundo é repleto de maravilhas e mistérios inebriantes. Durante séculos, temos nos esforçado para decifrar os segredos desse planeta, contudo, ainda há tantas coisas que permanecem desconhecidas para nós. Por acaso, você tinha conhecimento de que o Oceano Pacífico está encolhendo ano após ano? E o fascinante crescimento das majestosas montanhas do Himalaia? Além disso, muitos desses fatos incríveis também envolvem o nosso querido Brasil.


    1. O Alasca é o estado mais ocidental e oriental dos EUA


    Isso ocorre porque uma pequena ilha desabitada chamada Semisopochnoi se estende tão a oeste que realmente entra no Hemisfério Oriental.


    2. A Antártida é o maior deserto do mundo


    Quando você imagina um deserto, provavelmente não imagina a Antártida. No entanto, a definição de deserto engloba, na verdade, uma área de terra que não recebe mais de 254 mm de precipitação por ano. Com esse panorama em mente, o maior deserto do mundo é a Antártida!


    3. Há mais pirâmides antigas no Sudão do que no Egito


    O Egito abriga 138 pirâmides, enquanto o Sudão tem entre 200 e 255 pirâmides conhecidas, construídas para os reinos kushitas da Núbia.


    4. Cerca de 90% da população mundial vive no Hemisfério Norte


    Existem mais de oito bilhões de pessoas vivendo no mundo, dos quais 90% estão no Hemisfério Norte.


    5. A Rússia é tão grande que abriga 11 fusos horários


    Cobrindo 17 milhões de km², a Rússia é o maior país do mundo, então faz sentido que sua terra se espalhe por vários fusos horários.


    6. A África é o único continente que se encontra nos quatro hemisférios


    O mundo é dividido em quatro hemisférios baseados na Linha do Equador e no Meridiano Principal (de Greenwich). Enquanto alguns continentes se dividem em dois hemisférios, a África fica entre os quatro. Ela está no Hemisfério Norte e no Sul, no Oriente e no Ocidente.


    7. Partes do Canadá estão ao sul de Detroit


    Windsor, no Canadá, desce em direção aos EUA e faz curvas em direção a Michigan. Então, se você dirigir para o sul em certas partes de Detroit, nos Estados Unidos, você vai se encontrar no Canadá!


    8. As Ilhas Diomedes têm uma diferença horária de 21 horas entre elas


    As Ilhas Diomedes são compostas pela Grande Diomede, de propriedade da Rússia, e pela Pequena Diomede, de propriedade dos EUA. E, por causa de sua diferença de horário, elas são apelidadas de Ilha do Amanhã e Ilha de Ontem.


    9. Istambul é a única cidade do mundo que está em dois continentes


    Quer visitar dois continentes em uma única viagem? Então, dirija-se a Istambul! O estreito de Bósforo separa os lados europeu e asiático da cidade.


    10. O Monte Chimborazo é o ponto mais alto da Terra, mas não a montanha mais alta do mundo


    O pico do Monte Everest é a maior altitude acima do nível do mar, com 8.848 metros. O pico do Monte Chimborazo, por outro lado, é o ponto mais distante do centro da Terra. O cume está mais de 2.072 metros distante do centro da Terra do que o cume do Monte Everest.


    11. Os continentes podem se mover na mesma taxa que as unhas crescem


    É típico que um continente mude cerca de 2,54 cm por ano, mas, quando as placas tectônicas estão sob estresse, elas podem se mover cerca de 20 vezes mais rápido, que é a mesma taxa que nossas unhas crescem.


    12. As Montanhas Apalaches estão encolhendo


    Alguns acreditam que os Apalaches já foram tão altos quanto os Himalaias. Mas, devido às constantes chuvas e à erosão eólica, a montanha vem encolhendo.


    13. Em contraste, as montanhas do Himalaia estão crescendo


    Os Himalaias ainda estão crescendo hoje, cerca de 1,98 cm por ano, porque as placas tectônicas abaixo da Índia e da Ásia continuam a se empurrar umas para as outras. No entanto, como os Apalaches, os Himalaias também estão sendo corroídos, mas a uma taxa mais lenta do que aquela em que estão crescendo.


    14. O Mar Morto está afundando


    Já a 429 metros abaixo do nível do mar, o Mar Morto está afundando cerca de 1 metro por ano.


    15. Apenas dois países da América do Sul não fazem fronteira com o Brasil


    Apenas Equador e Chile, ambos na costa oeste, estão separados do Brasil por outras nações sul-americanas.


    16. Três países são cercados por outros países


    Lesoto está localizado inteiramente dentro da África do Sul, enquanto San Marino e o Vaticano estão ambos situados dentro da Itália.


    17. A Austrália é, na verdade, mais larga do que a Lua


    A Lua tem 3.400 km de diâmetro, enquanto a Austrália tem quase 4.000 km de leste a oeste. É claro que, em termos de área de superfície, a Lua supera a Austrália.


    18. Nas Filipinas, há uma ilha que está dentro de um lago, em uma ilha que está dentro de outro lago, em uma ilha


    Vulcan Point é uma ilha dentro do Lago da Cratera Principal, que está localizado na Ilha do Vulcão, que está localizada no Lago Taal, que está localizado na ilha de Luzon. Confuso, né?


    19. Grande parte do oxigênio da Terra vem da Amazônia


    Estima-se que 20% do oxigênio da Terra seja produzido pela floresta amazônica e é, por isso, que precisamos protegê-la!


    20. Monte Thor tem a maior queda vertical do mundo


    O Monte Thor, ou Thor Peak, na Ilha de Baffin, no Canadá, tem uma queda vertical de 1.250 metros.


    21. Neva no deserto do Saara


    A temperatura do Saara é em média de 30°C, mas à noite o frio se instala, com média de 12°C. Na história bastante recente, o Saara registrou queda de neve em 1979, 2016, 2018 e 2022.


    22. O lugar mais profundo da Terra fica no Oceano Pacífico


    Dentro da Fossa das Marianas, o lugar mais profundo da Terra, há uma pequena depressão chamada Challenger Deep, que atinge profundidades de 10.971 metros.


    23. Damasco é a mais antiga cidade continuamente habitada do mundo


    A cidade mais antiga tem sido continuamente habitada por pelo menos 11.000 anos e atualmente abriga mais de dois milhões de pessoas.


    24. A maior fronteira da França é com o Brasil


    A fronteira está localizada entre o estado brasileiro do Amapá e a região da Guiana Francesa. São 730 km, a maior fronteira que a França compartilha com outro país, apesar de não estar localizada na França continental.


    25. A maior concentração de lagos está no Canadá


    Com 879.800 lagos, o Canadá tem mais lagos do que em qualquer outro lugar do mundo. Basicamente, eles têm 62% dos lagos do mundo!


    26. Reno, Nevada, fica mais a oeste do que Los Angeles, Califórnia


    Embora a maior parte da Califórnia seja mais a oeste do que Nevada, olhando para o mapa dos EUA você verá que Reno é realmente mais a oeste do que Los Angeles.


    27. O maior memorial de guerra do mundo é uma estrada


    Quando os soldados australianos voltaram para casa da Primeira Guerra Mundial, eles receberam ofertas de emprego para construir uma estrada ao longo da costa. No momento da conclusão em 1932, a Great Ocean Road se estendia por 243 km.


    28. Existem 7.000 ilhas caribenhas


    Lar de 13 nações insulares soberanas, a região do Caribe inclui mais de 7.000 ilhas e ilhotas.


    29. Há mais cavernas em Kentucky do que em qualquer outro lugar do mundo


    Pesquisadores exploraram quase 643 km do sistema Mammoth Cave do Kentucky, EUA, e acreditam que ainda há mais a descobrir.


    Fontes: (Insider) (Travel + Leisure)




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login