O açucar demerara é mais saudável?
Todo tipo de adoçante, seja mascavo, demerara ou refinado, apresenta riscos e contraindicações

Já ouviu falar do açucar demerara?
Ele é um tipo de açúcar com grãos grandes, crocantes e com cor amarronzada. Originário da região da Guiana, no continente sul-americano, é conhecido como Demerara, nome que também se refere a uma área do país. Muitas pessoas confundem esse açúcar com o mascavo, por causa da aparência semelhante, mas na verdade são alimentos diferentes. Ele é obtido imediatamente após o cozimento do suco de cana, sendo um tipo de açúcar mais rústico.
A passagem do Demerara por um refinamento mais suave e livre de aditivos químicos é um aspecto que o distingue consideravelmente do açúcar branco, que passa por um processo de refinamento intenso.
Quanto menos refinado for, mais escuro será o açúcar, porque estará mais próximo do estado original da cana. Por essa razão, o açúcar mascavo é mais escuro, o demerara é de cor marrom clara e o refinado é completamente branco.
Açúcar mascavo e Demerara se assemelham em seus valores
O açúcar demerara mostra-se mais rico em nutrientes em comparação ao açúcar refinado. Através do processo de refinação, ocorre a diminuição da concentração mineral presente no açúcar. Por exemplo, enquanto 100 g de açúcar mascavo contêm 127 mg de cálcio, 80 mg de magnésio, 8,3 mg de ferro, 25 mg de sódio e 522 mg de potássio; no caso do açúcar refinado, essas concentrações reduzem para 4 mg, 1 mg, 0,1 mg, 12 mg e 6 mg, respectivamente. Do ponto de vista nutricional, o açúcar demerara, apesar de ser levemente refinado, apresenta características similares ao açúcar mascavo. Além disso, no processo de refinamento do açúcar, muitos dos nutrientes perdidos são utilizados pelo organismo na digestão do próprio açúcar. Esses micronutrientes incluem principalmente o magnésio, o manganês e o zinco, os quais são encontrados em concentrações muito baixas no açúcar refinado. Dessa maneira, trocar o açúcar comum pelo demerara pode contribuir para uma digestão mais suave, diminuindo a ocorrência de gases e desconfortos abdominais. Contudo, é importante considerar que o consumo adequado de açúcar consiste em quantidades moderadas, sendo assim, a presença ou ausência de minerais no alimento não tem tanta influência na quantidade ingerida ao longo do dia.
Posso, então, fazer o consumo?
Na verdade, os especialistas afirmam que o ideal tanto do ponto de vista da saúde quanto do peso é evitar o açúcar, trocando-o por adoçantes naturais, como mel, uva passa ou tâmara. Dessa forma, a substituição do açúcar refinado pelo demerara é apenas uma maneira de diminuir os efeitos prejudiciais do consumo de um açúcar cheio de aditivos químicos. Não se pode esquecer que ambos são, no entanto, carboidratos com alto índice glicêmico.
Todo tipo de adoçante, seja mascavo, demerara ou refinado, apresenta riscos e contraindicações. Indivíduos com excesso de peso ou diabetes devem evitar o consumo de qualquer tipo de adoçante. A OMS recomenda o consumo máximo de 25 gramas de adoçante por dia, o que equivale a 6 colheres de chá. Portanto, o adoçante demerara, assim como os demais, deve ser consumido com moderação.
Além disso, vale lembrar que o consumo excessivo de açúcar pode resultar em dependência, até mesmo com sinais de abstinência. É comum encontrar casos de reações alérgicas ao açúcar, tanto ao natural quanto ao refinado. Indivíduos alérgicos podem apresentar sintomas como erupções na pele, diarreia, cólicas e inchaço no abdômen, sendo recomendado que eles evitem o consumo de açúcar.
Uma sugestão muito útil consiste em substituir o açúcar refinado por açúcar demerara ou mascavo quando preparar receitas de sobremesas e bolos, com o objetivo de obter um alimento mais saudável. Ao combinar isso com farinha de trigo integral, é possível produzir um bolo com maior valor nutricional, por exemplo.
O açúcar demerara ajuda a perder peso?
Caso você esteja buscando somente perder peso, trocar o açúcar refinado pelo demerara não faz diferença alguma. O açúcar demerara contém menos sacarose e mais melaço que o açúcar branco. Embora os minerais presentes em maior quantidade no demerara ajudem a equilibrar a sacarose, a diferença em relação ao açúcar refinado é bastante insignificante.
Alterações no paladar e textura
Ao comparar o sabor, é altamente recomendável substituir o açúcar branco pelo demerara, especialmente em receitas de doces, pudins e sorvetes. O açúcar demerara tem um sabor mais caramelizado devido à ausência de aditivos químicos e ao processo de refinamento mais suave. Seu sabor se aproxima mais do estado original do melaço de cana. Além disso, o açúcar demerara possui cristais maiores, que demoram mais para dissolver, o que é vantajoso na preparação de certas receitas.
Embora o açúcar branco se dissolva facilmente, o açúcar mascavo está na outra ponta do espectro. Açúcares mais rústicos e semelhantes à rapadura levam muito mais tempo para se diluir. O açúcar demerara é um meio-termo entre o branco e o mascavo. Sua consistência é mais próxima do açúcar cristal e sua tonalidade é mais amarronzada. Algumas pessoas podem considerar incômodo usar açúcares de grãos maiores e mais duros, que exigem mais agitação para adoçar uma bebida, por exemplo. É mais prático optar por um adoçante líquido ou pelo açúcar branco, que se dissolve com poucas agitações. No entanto, lembre-se: em termos de saúde, o esforço vale a pena.
*Fontes: Marisa Diniz Graça, nutricionista do Hospital Leforte; Alan Tiago Scaglione, nutricionista da Estima Nutrição.
COMENTÁRIOS