Seja bem-vindo
São Paulo, 18/07/2024

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Seu cachorro te encara? Descubra o por quê

    Na maioria das vezes, eles estão se comunicando ou esperando que os tutores se comuniquem com eles

    Fonte: R7
    Seu cachorro te encara? Descubra o por quê Freepik

    Muitas vezes os cachorros ficam encarando seus tutores durante um momento de descontração, enquanto comem um ossinho ou até quando se distraem com o brinquedo favorito. Já parou para pensar o motivo por trás desse comportamento? Um estudo do American Kennel Club, um dos maiores clubes de registro genealógico de cães de raça pura do mundo, explica que não há uma resposta única para esse questionamento, mas que cães têm diversas razões para manter o olhar fixado.


    Na maioria das vezes, estão se comunicando ou esperando que os tutores se comuniquem com eles — ou até estudando os donos da casa. Cães percebem humores, seguem gestos e leem seus tutores em busca de informações sobre o que vai acontecer. Os pets observam muito para adquirir conhecimento sobre o ambiente em que estão inseridos.


    Por exemplo, os cães rapidamente aprendem que, quando seus donos pegam a coleira, vão passear. Portanto, eles ficarão atentos a esse sinal. Com um pouco de conhecimento e observação, é possível aprender a distinguir a diferença entre os olhares — e os contextos em que ocorrem.


    Outra razão que pode estar por trás dos olhares é uma tentativa de comunicação. Se for hora de sair para fazer xixi, por exemplo, o cão pode se sentar perto da porta e olhar fixamente para o tutor. Ou se o cão estiver com fome, e o tutor estiver comendo, o olhar pode ser um aviso, um pedido.


    Em resumo, na maioria das vezes os cães encaram seus tutores para conseguir o que desejam, mesmo que não seja uma necessidade, mas uma vontade. Isso é comum, por exemplo, quando estão pedindo comida em volta da mesa. Se o cão olhar tempo suficiente, o dono geralmente acaba cedendo e dando um pedaço de alimento.


    Os pets também usam o contato visual para expressar emoções, tanto positivas quanto negativas. Para os lobos, ancestrais dos cães, encarar é considerado ameaçador, e alguns cães ainda mantêm essa atitude. É por isso que você nunca deve encarar cães desconhecidos.





    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login