Quais são os grupos influentes entre os palestinos?
Historicamente, todos os grupos palestinos têm um braço armado e outro político

9. Quais são os grupos influentes entre os palestinos?
Historicamente, todos os grupos palestinos têm um braço armado e outro político. O grupo mais importante se chama Fatah, é um movimento nacionalista árabe secular, que encabeçou a OLP desde a sua fundação (em
1964) até os Acordos de Oslo. O Fatah comanda a Autoridade Palestina, e seu braço armado (Brigada de Mártires de al-Aqsa) não realiza mais atentados contra civis israelenses. Hoje, o Fatah adota a luta política para resolver a questão palestina, liderado por Mahmoud Abbas. O Fatah reconhece o Estado de Israel, e coopera com as FDI a fim de evitar ações armadas de outros grupos palestinos contra Israel.
O principal rival do Fatah é o Hamas, grupo surgido em um dos desdobramentos da Irmandade Muçulmana egípcia. O Hamas foi fundado em 1987 pelo Sheikh Ahmed Yassin, e é um grupo religioso sunita, que adota a luta armada e o terror como meio de alcançar seu objetivo: a derrubada do Estado de Israel e a criação de um Estado palestino entre o Rio Jordão e o Mar Mediterrâneo, de caráter religioso islâmico. O braço armado do Hamas se chama Brigada Izz el-Deen al-Qassam.
Em 2006, o Hamas venceu as eleições legislativas palestinas, o que gerou uma crise entre o grupo e o Fatah. Os EUA ameaçaram cortar o auxílio financeiro da Autoridade Palestina caso o Hamas controlasse a guarda nacional (prerrogativa do chefe do poder legislativo), e o Fatah se recusou a entregar o comando da guarda ao Hamas. Os dois grupos entraram em uma guerra civil, na qual o Fatah foi expulso da Faixa de Gaza, e o Hamas da Cisjordânia. Desde então, não houve mais eleições palestinas, o Hamas comanda a Faixa de Gaza e o Fatah, a Cisjordânia.
Outro grupo palestino relevante é a Jihad Islâmica, outro grupo religioso sunita, com forte atuação armada contra Israel, usando o terror, tal qual o Hamas. A Jihad Islâmica recebe um importante auxílio financeiro do Irã. Há ainda a Frente Pela Libertação da Palestina (FPLP), um grupo de origem secular e marxista, fundado em 1967, que, assim como o Hamas e a Jihad Islâmica, não reconhece o Estado de Israel. A FPLP também tem um braço armado, chamado Brigadas Abu Ali Mustapha.
COMENTÁRIOS