Evento no Colégio Adventista de Diadema, em São Paulo
O 1º Simpósio sobre Direitos das Organizações Religiosas em parceria com Associação Brasileira de Liberdade Religiosa e Cidadania (ABLIRC) e Conselho de Ministros Evangélicos de Diadema (COMED)
Na segunda-feira, 18 de setembro, às 19h, no Colégio Adventista de Diadema (CAD) teve início o 1º Simpósio sobre Direitos das Organizações Religiosas em parceria com Associação Brasileira de Liberdade Religiosa e Cidadania (ABLIRC) e Conselho de Ministros Evangélicos de Diadema (COMED). As três instituições com seus representantes, o diretor do colégio Willian Meira, Dr. Samuel Luz, presidente da Ablirc e o pastor Humberto Palmeira, presidente do COMED. Participaram quase 100 pessoas, sendo a maioria pastores. Compareceu no evento o pré-candidato a prefeito em Diadema, pelo Republicanos, Gesiel Duarte, o jornalista e proprietário do Grupo ABC News e diretor de comunicação da ABLIRC, Elias Lubaque, Cícero Paulo da Silva, presidente da Câmara de Arbitragem e Mediação de Diadema (CAMED), Neivaldo Costa, presidente da ACAESP e Luiz Jerônimo da União Nacional das Igrejas e Pastores Evangélicos Zona Sul - S.P (UNIGREJAS). O Pastor Jorge Paschoal Peduti abriu a palestra com uma oração.
O evento abordou temas como, remuneração ministerial e questões previdenciárias, imunidade e isenção tributária, liberdade de expressão diante de temas polêmicos, organização documental e eclesiástica; e habilitação para realização de projetos sociais com verbas públicas. Palestraram no evento o Pastor Humberto Palmeira, presidente do COMED; Professor Willian Meira, Dra. Rebeca Sena e o Dr. Gideon Luz.
O presidente da Ablirc, Dr. Samuel Luz começou o evento pontuando o que seria abordado nas palestras e explanou sobre a lei no caso da assistência religiosa e também direitos religiosos. “É vedada aos Estados e Município instituir impostos sobre as igrejas; porém garantir que cada pessoa, cidadão tenha o direito ao culto", disse Luz. E continuou: “A consciência é o lugar mais profundo onde cada um pode chegar. E o único que pode ver e chegar nessa consciência é o Divino”, completou.
Gideon Luz, começou a palestra e abordou sobre a regulamentação da entidade religiosa, desde Estatuto Social, CNPJ. “Constituição e Funcionamento, por exemplo, que envolve toda uma organização e documentação. Ter seus atos constitutivos corretos, ter seu Estatuto Social bem definido e com clareza e isso inclui diretoria; registro de pessoa jurídica. A organização religiosa além de espiritual é civil também. Se preocupar com acessibilidade, inscrição de alvarás e manter a escrituração contábil, todos esses passos é fundamental para qualquer instituição religiosa”.
Pastor Jorge Peduti falou do manual da Igreja Adventista e em quanto tempo ele é atualizado. “Existe um regimento da igreja e é revisto a cada cinco anos, em uma assembleia do mundo inteiro, várias comissões se reúnem e reavaliam este manual. E é um manual único para todos países. Temos esse regimento de conduta, seguindo a Bíblia. E diante da lei, da justiça, nós somos julgados com esse manual. E esse manual aborda lar e família, escrituras sagradas, epidemia, uso de drogas, aborto, qualquer assunto que possam imaginar tem nesse manual”, pontou Peduti.
COMENTÁRIOS