Resumo da história à morte de Davi
Davi consagrou seu filho, Salomão, fruto de seu amor com Bateseba como rei de Israel

Nos primeiros capítulos da história, o profeta Samuel partiu em busca do escolhido por Deus entre os filhos de Jessé. Davi, um rapaz ruivo e de estatura pequena, estava atrás das malhadas quando foi ungido e proclamado.
Ele foi o escolhido pelo Pai para reinar Hebrom, uma região de Israel. Desta forma, foi nesta cidade que Davi casou com várias mulheres e teve suas concubinas, além de seus filhos.
No entanto, Deus precedeu o rei Davi, concedendo-lhe a nação de Israel para que ele pudesse governá-la, e assim, ele governou sobre todo o povo de Israel.
Perante isso, ocorreram batalhas, uma infinidade delas, conflitos armados, perda de vidas de seus combatentes, tanto inimigos quanto aliados... O monarca apresentou-se incansável, uma vez que precisava fortalecer também seus guerreiros e, sobretudo, seu povo.
O rei cometeu um erro aos olhos de Deus, ao tomar a esposa de seu soldado mais leal como sua própria esposa e ao matá-lo. As consequências de seu pecado se manifestaram através de adversidades que teve que enfrentar. Davi teve que suportar porque ele havia cometido adultério com Bateseba. Foi por meio deste pecado que ele buscou reconciliação com Deus, dizendo:
"Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado. Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim". (Salmos 51:2-3)
Deus mostrou misericórdia, mas ele teve que enfrentar as consequências: a perda de seus filhos e esposas, além de outros acontecimentos que sucederam.
Davi consagrou seu filho, Salomão, fruto de seu amor com Bateseba como rei de Israel. Logo então, ele percebeu que já estava na hora de ir com o Pai. O monarca foi promovido às mansões celestiais aos setenta anos de idade.
Salomão sofreu com a perda de seu amado pai, veja o vídeo abaixo:
A forma como Davi foi sucedido causou surpresa nos demais telespectadores, pois não esperavam que isso acontecesse tão repentina e dolorosamente. Davi foi um personagem que deixou uma marca na série.
A trama foi introduzida com três atores distintos, a fim de ilustrar seu surgimento, sua fase adulta e sua maturidade, sendo eles: primeiro Davi (Gabriel Vivan), segundo Davi (Cirillo Luna) e o terceiro Davi (Petrônio Gontijo).
De que forma Salomão enfrentará a partida de seu pai? Quais obstáculos ele enfrentará ao assumir o reinado de Israel? Você poderá descobrir tudo isso na nona temporada de Reis, intitulada A Sucessão, que estreará hoje (2), a partir das 21h, na Record TV.
COMENTÁRIOS